O tempo é implacável quando o assunto gira em torno das famosas – e temidas – linhas de expressão. Olhamos no espelho, esticamos daqui, puxamos dali mas os indesejados "risquinhos" permanecem. De acordo com Flávia Martelli, dermatologista e consultora da farmácia on-line Netfarma, o envelhecimento da pele, fator do surgimento de rugas e linhas de expressão, é um processo natural do organismo. "Não podemos impedi-las de aparecer, mas é possível que sejam tratadas e demorem mais para surgirem", diz a especialista.
Utilizar filtro solar diariamente ainda é o melhor remédio, tendo em vista que a exposição exagerada ao sol contribui – significativamente – para o aparacimento precoce das rugas. Outros fatores como distúrbios hormonais, tabagismo e abuso de álcool somam pontos a favor do envelhecimento. "Uma boa opção é usar cremes antissinais; há um específico para cada idade. Substâncias como ácido glicólico ou vitamina C, presentes nestes produtos, estimulam a produção de colágeno em nossa pele", explica a médica.
E como saber quando devemos incorporar em nossa rotina os cremes anti-idade? Segundo Flávia, não há uma idade certa. "Quanto mais cedo forem iniciados os tratamentos preventivos, melhores serão os resultados". A pele começa a perder 1% de colágeno ao ano a partir dos 21 anos, por isso vale a pena começar a usar os produtos entre os 25 e 30 anos.
A especialista lembra que antes de começar a usar os cremes é importante consultar-se com um dermatologista ou cosmetologista. "O profissional saberá exatamente qual o tratamento e produtos ideais para sua pele; dessa forma os resultados serão mais eficazes e satisfatórios", ressalta.
Serviço:
Netfarma (www.netfarma.com.br)