Dicas rápidas

Desconfortos da TPM pioram com o calor; saiba como driblar o mal-estar

13 nov 2015 às 10:46

Tensão e ansiedade, depressão, alteração de humor, insônia e choro fácil são alguns dos muitos sintomas de um dos períodos mais conturbados do mês. Dutante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) as emoções e sensações ficam à flor da pele e tudo incomoda muito.

Além disso, para quem sofre com a TPM, as altas temperaturas do verão podem complicar ainda mais o problema. Em dias muito quentes, o metabolismo fica acelerado, potencializando os sintomas da TPM


No entanto, mudanças práticas no estilo de vida podem ajudar a reduzir ou controlar os sinais da TPM. Confira algumas dicas do especialista em controle do estresse, Marco Fábio Coghi.


Dias quentes, abuse dos líquidos


Pernas inchadas e com marcas de pressão das meias ou sapatos podem significar que você está retendo líquido. Neste caso, é importante abusar da água para se manter hidratada e fazer com que o sangue circule melhor. Tome chás claros gelados, muita água e sucos.


Evite chás escuros, café e qualquer alimento que contenha cafeína.


Reduza o estresse


Ver um filme, ler, ouvir uma música calma, cozinhar ou até mesmo brincar com os filhos podem ser alternativas eficazes para diminuir o nível de estresse. A ideia é fazer algo que dê prazer. É importante resgatar, neste período, a sensação de bem-estar. Aposte também em atividades como yoga, massagem e acupuntura.


Evite exposição excessiva ao sol


Com a chegada do verão é quase impossível evitar totalmente a exposição ao sol. Porém, durante os dias de TPM evite tomar sol entre os horários mais quentes do dia - das 11h às 16h. A alta temperatura pode intensificar os sintomas e aumentar os incômodos. Na praia ou na piscina procure ficar sob a tenda ou guarda-sol.


Exercícios físicos


Embora seja difícil para algumas mulheres, devido às dores pelo corpo e cólicas, praticar atividades físicas durante a TPM, inclusive nos dias em que estiver menstruada, também é recomendado. Estudos mostram que apesar de aumentar o metabolismo, os exercícios melhoram os níveis de endorfina, serotonina e outras substâncias químicas relacionadas ao sentimento de prazer.

Caso o incômodo, resultado da TPM, seja muito intenso, priorize exercícios leves, como alongamento e caminhada, e sempre tenha a recomendação de um profissional, afinal atividades não monitoradas podem render ainda mais desconforto e lesões musculares.


Continue lendo