Para aqueles que optaram por correção visual por meio de lentes de contato terapêuticas é importante lembrar que os cuidados com a higiene e com o tempo de utilização não têm feriado de Natal e de Ano Novo e não tiram férias. Algumas precauções devem ser tomadas durante este período para evitar que as festas passem e deixem lembranças incômodas.
Se o roteiro de descanso deste fim de ano leva à piscina, prática de esportes, praia e muita festa, um dos alertas fundamentais do oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Eduardo Rocha, especialmente para adolescentes, é não abusar da sorte. Mergulhar com as lentes, por exemplo, é prática que precisa ser descartada. Se a correção for imprescindível mesmo nesse momento, o conselho do médico é procurar o oftalmologista e solicitar orientação para obter um jogo de lentes descartáveis. "A solução é prática, e o ideal é não reutilizar as lentes após mergulhar em piscinas ou rios". O risco de infecção corneana por amebas é real nestes casos, explica.
Cuidados
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Os cuidados não se restringem somente a hora de entrar na água. É importante também evitar o uso das lentes na beira da praia. O vento, a maresia, o suor, a oleosidade da pele e outros fatores ambientais e orgânicos, frequentemente acarretam o aparecimento de depósitos que podem levar à inutilização da lente por desenvolvimento de fungos ou problemas que em alguns casos afetam severamente a córnea, adverte Rocha. Algumas dicas do oftalmologista do HOB para evitar riscos de incômodos com as lentes de contato durante o período de descanso:
1) Por mais cansado que esteja, sempre retire as lentes de contato para dormir;
2) Coloque as lentes de contato em um produto asséptico após o uso;
3) Lubrifique o olho com produtos recomendados pelos profissionais de oftalmologia;
4) Tenha bom senso para não continuar usando uma lente rasgada, com sinais de irregularidades ou de resíduos sólidos. Insistir pode resultar em uma ceratite e levar a uma lesão grave na córnea;
5) Sempre carregue o estojo das lentes de contato com o produto asséptico e o lubrificante. Diante de qualquer desconforto, tire as lentes e guarde;
Higiene
Estojo, lentes e olhos devem estar sempre limpos. Nesse aspecto, não é possível relaxar, frisa Eduardo Rocha ao orientar que, ao primeiro sinal de olho vermelho, irritação, lacrimejamento ou dor, o uso das lentes deve ser descontinuado imediatamente e o usuário deve procurar logo um especialista onde estiver.
Atenção à limpeza e conservação do estojo onde são guardadas as lentes:
1) Remova o produto asséptico diariamente, ou a cada utilização das lentes de contato. Nunca reutilize o produto;
2) Uma vez por semana, escove o estojo usando somente água. O estojo deve ser fervido por 10 minutos.
Ceratite
Manifesta-se como uma inflamação da córnea que pode acarretar desde um déficit visual à perda da visão. É um processo que evolui lentamente mas pode ser rápida com a perfuração da córnea. Entre os diferentes tipos de ceratites, há os relacionados à higienização das lentes de contato. Alguns sintomas podem ser dor, lacrimejamento, fotofobia, diminuição de visão, secreção purulenta e secreção de pálpebra.