Nos dias mais frios, as pessoas acabam recorrendo a diferentes tipos de aquecedores para deixar o ambiente mais confortável. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados. "Os aquecedores aprovados para uso domiciliar podem provocar uma diminuição da umidade do ambiente e algum grau de ressecamento das vias aéreas, além dos riscos de incêndio quando não são observadas as recomendações do fabricante", explica o neurologista Aluisio de Melo Jr, do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.
Os aquecedores à gás, incluindo os aquecedores de água, são os mais perigosos para a saúde, e podem provocar até mesmo a morte. "Este tipo de aquecedor consome oxigênio e é necessário pouco tempo de uso ou de uma fonte externa que renove o ar. Caso contrário, pode ocorrer intoxicação por monóxido de carbono, com risco de lesão cerebral ou morte", alerta o especialista. As lareiras também podem causar o mesmo tipo de problema. "É preciso checar se a chaminé não está obstruída, pois as brasas da lareira podem provocar intoxicação por monóxido de carbono também".
Utilizar vasilhas com queima de álcool ou o fogão para se aquecer também pode ser arriscado e causar incêndios e queimaduras. "No caso de fogões, pode ocorrer uma explosão com a descarga de qualquer equipamento elétrico ou com a tentativa de reacender a chama", observa o médico. Os aquecedores à óleo são os mais indicados. "Os modelos que possuem timer para desligar são ainda mais seguros, pois diminuem a chance de produzir queimaduras e incêndios", salienta. "Com este tipo de aquecedor também não há queima de oxigênio, além de ser silencioso e não incomodar durante a noite", explica.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Como utilizar com segurança os aquecedores
Procure aquecedores a óleo com timer para desligar. Além de serem silenciosos, também possuem menor chance de produzir queimaduras e incêndios;
Confira a fiação elétrica de sua casa para saber se suporta a potência do equipamento - em torno de 1500w;
Compre um termômetro para medir a temperatura e a umidade do ar. O termômetro deve ficar próximo a altura da cabeça.
Compre um detector de monóxido de carbono, caso você possua lareira ou sistemas de aquecimento que produzam monóxido de carbono. Instale na altura da cabeça também, no ambiente no qual fica o aquecedor ou a lareira;
Caso existam crianças ou idosos na casa é preciso cuidado redobrado. Eles podem colocar objetos ou as mãos sobre os aquecedores, ou esquecer ligado os aparelhos que não possuem timer.