O erro mais comum ao colorir os cabelos, de acordo com os especialistas, é inspirar-se na cor do cabelo de outra pessoa. É importante saber que cada um tem um pigmento próprio que determina a cor natural dos cabelos, sendo assim o resultado da coloração varia de pessoa para pessoa. Nem sempre a cor da moda fica bem em você.
A cor do cabelo tem o poder de valorizar seus olhos e sua pele e até de conferir um ar glamouroso ou moderno ao visual. Cuidado! Um tom que contrasta com sua pele pode realçar ou apagar o rosto.
Pele amarela (oriental) - evite tons acinzentados (deixam a pele com aspecto "lavado");
Pele negra - evite o louro (contrasta demais);
Pele branca - evite o acinzentado (envelhece).
Cores
Tons de loiro: o look "loura fatal" combina com quem pele branca, bochechas rosadas e olhos claros. Não recomenda-se tons acinzentados, porque alguns fios podem acabar esbranquiçados - o que envelhece. As morenas também podem adotar o loiro mas, para garantir um bom resultado, é necessário seguir alguns critérios: evite louros muito claros se não quiser ficar com aspecto totalmente falso. Prefira tons naturais próximos ao louro-escuro.
Castanhos e preto: fica chique em mulatas e negras. As clarinhas precisam tomar bastante cuidado. O contraste com a pele branca resulta num look fashion, não muito natural, que só funciona em determinados casos.
Vermelhos e acobreados: as nuances do vermelho ficam bem em tipos exóticos, como as orientais, que podem escolher qualquer tom de vermleho. Para as mulatas mais modernas, a cor é o acaju. Quem tem pele clara com sardas fica ótima como ruiva (tons de cobre).
(Com informações Drogarias Pacheco, Site Médico e Revista Nova)