As varizes surgem por problemas de circulação no corpo e os motivos para seu aparecimento estão relacionados a fatores como obesidade, sedentarismo, gravidez, o uso de anticoncepcionais, entre outros. Ainda assim, existem formas de evitar o aparecimento das veias azuladas nas pernas.
Veja agora algumas dicas de hábitos para evitar ou minimizar o aparecimento das terríveis varizes. Antes de tudo, vale lembrar que além dos cuidados citados, a prevenção das varizes inclui também uma dieta saudável, com alimentos pouco gordurosos para que não haja obstrução das veias e artérias.
1 – De pernas para o ar
Adquira o hábito de elevar as pernas por um período de 20 a 30 minutos por dia enquanto estiver em casa. Faça isso, de preferência, depois de passar o dia todo em pé ou usando um calçado apertado.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Assim, o sangue flui com mais facilidade nas extremidades dos membros inferiores, prevenindo as varizes. Outra forma de fazer isso é elevar os pés da cama de forma que a parte da frente, onde os pés ficam acomodados, se incline.
2 – Salto alto, só quando necessário
O salto alto é adorado pelas mulheres e condenado pelos médicos como um dos grandes vilões quando o assunto é o aparecimento das varizes. Isso porque quanto mais alto o sapato, pior a circulação do sangue, as pernas incham e logo as linhas indesejáveis aparecem. Portanto, tente usar o salto alto somente quando for realmente preciso, como para trabalhar, na balada ou em ocasiões especiais. Em outros momentos, opte por calçados mais confortáveis.
3 – Alternando a temperatura
Outra maneira de estimular a circulação do sangue nas pernas é usando o truque de alternar a temperatura. Para fazer isso, você pode usar água quente e fria.
Quando a água passa pelas pernas, provoca contração pela baixa temperatura e a dilatação pelo calor. Isso faz com que o sangue corra melhor e as varizes fiquem bem longe.
4 – Pegue leve na academia
Antes de iniciar o treino na academia, converse com o seu professor ou personal trainer e peça orientação sobre a intensidade dos exercícios. Levantar muito peso pode prejudicar o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos e, por consequência, provocar o aparecimento de varizes.
5 – Que tal pedalar?
Andar de bicicleta é uma das atividades mais completas para exercitar o corpo e fugir dos perigos do sedentarismo, e talvez você nem imagine o bem que ela faz às suas pernas. Sair pedalando por aí ajuda a deixar as panturrilhas mais fortes, o que melhora o bombeamento do sangue no caminho de volta ao coração. Quem não gosta muito de pedalar pode apostar na caminhada, mais uma alternativa interessante no combate às varizes e que também tem a vantagem de ser fácil de praticar e ajudar a perder peso. (Fonte: Dicas de Mulher)