Dicas rápidas

Conheça benefícios de 11 essências para sua saúde e bem-estar

14 mai 2014 às 09:17

Quem nunca associou um aroma a uma lembrança ou recordação? O cheiro gostoso da canela em pó, por exemplo, pode nos 'transportar' à cozinha de nossas avós, que assavam generosos bolos de banana regados a açúcar e especiarias, espalhando um cheirinho delicioso por toda a casa. Também é difícil sentir a fragrância de um filtro solar e não lembrar imediatamente dos dias preguiçosos de férias passados à beira da praia.

Pois saiba que essas reações nostálgicas não são apenas frutos da nossa imaginação. Ao sentir sensações como estas você não está 'viajando na maionese', como dizem por aí. Elas já foram até mesmo explicadas pela ciência, e acontecem porque nossa resposta olfativa está diretamente ligada ao centro emocional do cérebro, desencadeando uma enxurrada de sentimentos afetuosos depois de uma simples fungada. Diferentemente do tato ou do paladar, os cheiros têm correlação direta com experiências passadas.


Algumas essências no entanto, podem fazer muito mais do que despertar boas lembranças. Eles também podem ter efeitos positivos sobre a mente e corpo. Os benefícios vão desde combater o estresse até reduzir as dores de cabeça. O site do jornal The Huffington Post listou 11 essências que vão além do cheirinho gostoso, promovendo até mesmo bem-estar físico e mental. Confira quis são elas:


A lavanda (alfazema) acalma e melhora o sono


Fragrância perfeita para relaxar, a alfazema ajuda a acalmar corpo e mente quase instantaneamente. Mas talvez sua maior utilidade seja ajudar a tratar a insônia. Um estudo feito com 42 universitárias constatou que a essência de lavanda reduzia os problemas das participantes para dormir e sua depressão.


A canela aguça a mente


É um dos aromas mais aconchegantes que existe, mas essa especiaria de odor doce também aguça o cérebro. Pesquisadores da Universidade Jesuíta Wheeling estudaram participantes e descobriram que aqueles que cheiravam canela apresentavam melhoras em funções cognitivas como a resposta visual-motora, a memória atuante e o tempo de atenção.


O cheirinho de pinheiro pode aliviar o estresse


O aroma exalado pelos pinheiros pode suavizar a ansiedade, segundo pesquisas. Um estudo japonês concluiu que participantes que caminhavam por florestas de pinheiros relatavam níveis de depressão e estresse significativamente mais baixos. A pesquisa também descobriu que os participantes ansiosos relatavam que se sentiam mais relaxados depois de inspirar o cheiro.


O cheiro da grama recém-cortada causa alegria


Pesquisadores de aromas descobriram que uma substância química liberada por um gramado recém-aparado pode deixar as pessoas alegres e descontraídas. O aroma também pode prevenir o declínio mental do envelhecimento. Esse cheiro parece ser tão poderoso que neurocientistas criaram uma fragrância semelhante para que pessoas que não tenham gramado em casa também possam usufruir seus benefícios.


Aromas cítricos dão energia


Se você procura alguma coisa para lhe dar uma injeção de ânimo, experimente trocar uma xícara de café por um aroma cítrico. Limões e laranjas são conhecidos por possuírem muita vitamina C, mas só de cheirar as frutas você já consegue reforçar sua energia e disposição.


A baunilha pode melhorar o astral


A baunilha muitas vezes é vista como sinônimo de algo levemente sem gosto, mas seu cheiro é poderoso quando se trata de afetar as níveis de felicidade. Pesquisadores descobriram que cheirar uma amêndoa de baunilha eleva a sensação de alegria e descontração das pessoas. Os resultados foram medidos através do mapeamento de estados de ânimo, que incluiu emoções que foram desde a felicidade e estímulo até a apatia e irritação.


A abóbora pode ser um afrodisíaco


Um estudo conduzido pela Fundação de Tratamento e Pesquisas Aroma & Sabor, descobriu que o cheiro da abóbora pode ser sedutor para os homens. Segundo os resultados, 40% dos participantes testados reagiram positivamente ao cheiro de abóbora combinado com alfazema.


A hortelã favorece a concentração


Além de lhe dar hálito agradável, a hortelã pode fazer um favor a seu cérebro. Um estudo feito pela Universidade Jesuíta Wheeling constatou que cheirar hortelã pode estar ligado a mais resistência cognitiva, motivação e performance geral. Conhecida por revigorar a mente, a hortelã já foi usada até como auxílio para estudantes quando fazem provas. Há também uma pesquisa que sugere que o aroma de mentol na hortelã leva o cérebro a pensar que a hortelã alivia o congestionamento nasal.


O jasmim ajuda aliviar a depressão


O perfume dessa flor oferece grandes benefícios para o estado de ânimo das pessoas. Um estudo de 2010 constatou que o cheiro de jasmim não só leva as pessoas a se sentirem mais alertas, como pode ajudar a combater pensamentos depressivos. Os pesquisadores constataram que o efeito estimulante do óleo de jasmim pode ajudar no alívio da depressão e melhora o ânimo.


O cheiro de maçã combate enxaqueca


Pesquisas sugerem que o perfume da fruta pode até ajudar a aliviar enxaquecas. Um estudo de 2008 mostrou que as pessoas que achavam agradável o aroma de maçãs apresentavam redução nítida dos sintomas de cefaleia, além de terem seus episódios de enxaqueca encurtados.


Cheiro de azeite de oliva diminui a fome

Além de oferecer benefícios para o coração, o ingrediente-chave da dieta mediterrânea também pode ajudar a limitar o desejo forte por comida, simplesmente com seu aroma. Estudos do Centro Alemão de Pesquisas de Química Alimentar concluíram que, comparado a outros óleos e gorduras, o azeite tem mais chances de deixar quem o consome satisfeito após uma refeição. O estudo também constatou que a simples associação do cheiro de azeite com a comida reduz o total de calorias consumidas pelos participantes. (Fonte: Brasil Post)


Continue lendo