A preocupação com o bem-estar do bebê e a saúde da mãe surge logo no início da gestação. Por isso, é imprescindível o apoio e a participação do obstetra que, não só acompanha o desenvolvimento da criança e da gravidez, como também orienta e esclarece as inúmeras dúvidas que aparecem durante essa nova fase.
De acordo com a médica Márcia Maria da Costa, obstetra e coordenadora médica da maternidade do Hospital São Luiz, o trabalho desse profissional vai muito além da medicina. "O obstetra deve estar atento à situação psicológica da gestante e oferecer todo o suporte necessário nesse período que a mulher apresenta muitas dúvidas e receios".
Para ajudar no momento da escolha do obstetra, a especialista aponta cinco passos importantes que devem ser levantados:
1. Verifique se seu ginecologista é obstetra
A tendência natural é que a mulher escolha seu ginecologista como obstetra, mas isso não é uma regra. Nem todo ginecologista é obstetra, mas se o profissional for de sua confiança, ele pode indicar um colega.
2. Busque indicações e currículo do especialista
Normalmente a gestante está cercada de mulheres que já tiveram filhos, sejam amigas ou familiares. Essas são as melhores fontes de informações que podem influenciar na hora da escolha. Buscar a formação do obstetra e sua experiência também é muito importante.
3. Confirme se o obstetra tem um substituto na equipe
Caso a data do parto precise ser antecipada, o obstetra deve estar à disposição da gestante ou garantir que um substituto de sua confiança poderá atendê-la. A mãe deve conhecer esse substituto previamente.
4. Tenha certeza de que existe empatia entre você e seu obstetra
A gestante precisa sentir que o médico se preocupa com ela, pois além das diversas dúvidas que aparecem com o decorrer do tempo, a mulher pode apresentar insegurança e sensibilidade. É papel do obstetra acolher a gestante e dar a ela toda a atenção necessária. Se perceber que o médico está mais preocupado com o tempo que irá durar a consulta, talvez seja interessante procurar outros especialistas.
5. Conte com o médico 24 horas por dia
Durante a gestação, a mulher pode apresentar pequenas dores ou quadros um pouco mais graves, como cólicas e sangramentos. É importante que o obstetra esteja sempre à disposição para orientá-la nesses momentos. Obter seu número de telefone e e-mail é uma boa maneira de estar em contato direto.