Com a chegada do inverno, logo se percebe os efeitos do tempo seco na pele. Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Izabela Teixeira Dias e técnica da ADCOS - Cosmética de Tratamento, seja qual for o tipo de pele - normal, mista, seca ou oleosa - é possível sentir logo as primeiras mudanças na textura e no brilho. "Nessa época as glândulas sebáceas são menos estimuladas, o que diminui a oleosidade e a hidratação da pele. É comum a vasoconstrição, que ocorre quando os poros e os vasos da superfície epidérmica ficam comprimidos deixando a pele com aparência acinzentada, ressecada e sensível. Podem aparecer até sulcos e rugas, muitas vezes irreversíveis", explica a especialista. Além disso, também pode acontecer o aparecimento de alergias, já que é um momento em que a defesa do tecido fica menor.
Para evitar os efeitos colaterais, Izabela indica o uso de hidratantes de duas a três vezes ao dia, de preferência após o banho, quando a umidade ainda está presente na superfície da pele. "Na hora de escolher o hidratante, é importante observar a presença de agentes parecidos com os que a nossa pele produz, como o ácido hialurônico, aminoácidos e uréia. É interessante que esses hidratantes combinem ativos de oclusão (como os óleos de amêndoas e semente de uva) e de umectação (que retém a umidade) e ainda sejam associados à vitamina C ou aos polifenóis da uva, com ação anti-oxidantes", recomenda.
Os banhos quentes e demorados não são indicados pela especialista. "A água em alta temperatura e as buchas retiram o manto hidrolipídico da pele, que é uma película protetora formada pela oleosidade natural", conta.
Passo a passo dos cuidados diários
Manhã
1º Limpe a pele com o sabonete ou gel de limpeza específico para o seu tipo de pele;
2º Aplique uma loção tônica de acordo com o seu biótipo cutâneo;
3º Aplique o creme hidratante (também específico) com movimentos circulares;
4º Lembre-se do protetor solar. Mesmo no inverno ele é necessário. O fator pode variar de 20 a 30.
Tarde
Retire a camada anterior, com lenços umedecidos ou água e reaplique o protetor solar. (Dê preferência aos protetores que também agem como um tratamento, hidratando a pele).
Noite
Higienize o rosto retirando as impurezas acumuladas durante o dia. Este horário é o mais ideal para o uso de esfoliantes (uma vez por semana) e cremes clareadores (seguir indicação médica), já que à noite é o momento em que a pele está mais descansada e absorve melhor os princípios ativos.
Cosméticos indicados para o inverno
Uma das alternativas indicada pela profissional é a vinoterapia, rica em polifenóis da uva, que atuam com um poder rejuvenescedor sobre a pele. A concentração certa de polifenóis oferece alta capacidade de revitalização, já que esses ativos atuam na hidratação, tonificando e renovando as camadas superficiais da pele. "Eles combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. O diferencial está na associação dos polifenóis aos complexos peptídicos. A estimulação dos fibroblastos e dos elementos de sustentação do tecido promove a reestruturação da derme e um incremento na firmeza cutânea", detalha.
Serviço: www.adcos.com.br