Dicas rápidas

Confira dicas para os pequenos aproveitarem as festas sem interferir na rotina de sono

19 dez 2013 às 08:45

Bebês e crianças precisam de rotina. Essa é uma definição indiscutível. Porém, em época de férias e agora com a proximidade do Natal não é pecado driblar o soninho dos pequenos para eles esperarem a chegada do Papai Noel.

Não há uma fórmula perfeita e muito menos a garantia de que dará certo, mas Keila Cristiuma, diretora da Sempre Materna, tem umas dicas que podem contribuir bastante. "Claro que acho importante as crianças terem horário para tudo. Mas, em uma data tão importante, onde as famílias estão reunidas, é mágico ver o filho interagindo com o bom velhinho", diz a especialista do segmento materno-infantil.


Confira passo a passo do "esqueminha" que deve começar um dia antes:


No dia 23 de dezembro, não se preocupe em colocar as crianças para dormir. Para o nosso plano é ótimo que ele durma um pouco mais tarde que o normal. A ideia é que no dia 24 ele perca a hora de acordar e assim toda a rotina será alterada para um pouco mais tarde;


Sabe a soneca da tarde? Então, para que o projeto dê certo é perfeito que ele não pule essa etapa. Se for mais fácil, vale deixar o ambiente ainda mais propício fechando as janelas e diminuindo os ruídos da casa, só por hoje. É fato que em dias normais a criança deve dormir com a claridade e com o som natural da casa (rádio ligado, barulho do liquidificador, da batedeira, das panelas etc.).


Em relação às brincadeiras, evite atividades muito estimulantes. Precisamos que os pequenos não fiquem estressados. A nossa meta é mantê-los relaxados;


Claro que não vamos deixar nossos filhotes esperarem a Ceia, eles devem jantar antes, porque sentem fome antes. Mas, como já anoiteceu é preciso estimular e interagir com seu filho. Então, ande pela casa mostrando a decoração de Natal, a imagem do Papai Noel, a mesa que foi colocada para a ceia e todos os outros detalhes possíveis.


Quanto ao Papai Noel, ele também não precisa chegar à meia-noite, pode ser um pouco antes e isso não vai comprometer a magia e alegria de todos. Aqui vale uma outra dica: Bebês se assustam facilmente, então para que isso não aconteça na sua noite de Natal mostre sempre que possível imagens do bom velhinho e nas idas ao shopping torne familiar a figura do Papai Noel. Tire fotos, deixe o Noel pegar no colo etc. Só assim, quando ele entrar na sua casa você verá muitos risos e alegria.

Mas, se nada disso der certo e o herdeiro ou a herdeira dormir mais cedo, paciência. Curta você e toda sua família a presença do Noel. Como dissemos no início não damos garantia. Feliz Natal.


Continue lendo