Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bonitos e saudáveis

Confira dicas espertas que ajudam o cabelo a crescer

Redação Bonde
04 ago 2014 às 09:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sonho da maioria das mulheres é ter uma cabelo longo, bonito e saudável, mas o danado parece conspirar e se recusa a crescer não é mesmo? Tem gente que tenta de tudo para acelerar o crescimento dos fios, mas eles parecem não crescer nada além de uns míseros centímetros por ano. A dermatologista Carla Albuquerque explica que, em média, as madeixas ganham um milímetro a cada três dias, o que resulta em um centímetro ao mês (e 12 cm em um ano). "Porém, a velocidade varia de uma pessoa para outra, e existem fatores genéticos e nutricionais que influenciam", conta a médica.

Reunimos algumas dicas para estimular o crescimento com saúde. Mas procure um especialista se perceber que elas não surgem efeito, pois o problema pode estar relacionado ao uso de algum medicamento, doença ou deficiência de vitamina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atenção à circulação: A má circulação do sangue é um dos fatores que inibe o desenvolvimento dos fios. Neste caso, adote alguns hábitos para mudar isso: massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos durante a lavagem ou seque e penteie as madeixas de cabeça para baixo, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Largue os maus habitos - Elimine de vez o cigarro, já que nicotina interfere negativamente na passagem do sangue pelos vasinhos, impedindo que os nutrientes do corpo cheguem aos cabelos. Beber muita água, evitar o estresse e praticar exercícios também ajudam.

Publicidade


Pausa no alisamento - Processos químicos em geral, como alisamentos, podem levar à quebra da estrutura capilar, prejudicando a qualidade dos fios e, consequentemente, influenciando negativamente no desenvolvimento.


Produtos específicos - Carla conta que produtos com a finalidade de estimular o crescimento agem na replicação celular, melhorando o aporte nutricional e a vascularização do folículo piloso. "Em alguns casos, loções capilares podem ser indicadas, inclusive para reduzir a queda. Porém, essa deve ser uma recomendação de um profissional", alerta a dermatologista, que proíbe o uso de receitas caseiras.

Publicidade


De olho na alimentação - A nutricionista Analuiza Nogueira dos Santos, da Fluyr Saudável, confirma: "manter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde do cabelo. Com o equilíbrio de vitaminas, minerais e aminoácidos, ele fica mais nutrido e brilhante." Ela recomenda a ingestão de vitamina A (presente nas folhas verdes, frutas e vegetais vermelhos, amarelos e laranjas e na gema de ovo), zinco (cereais integrais, soja e oleaginosas), biotina (ovos, cereais e leveduras), taurina (peixes, carne bovina, frutos do mar e aves), cisteína (ovos, cebola, alho e brócolis), vitaminas do complexo B (cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, folhas verde escuro, abacate, brócolis, carne, peixe, frango e ovos) e vitaminas do complexo C (frutas cítricas e vermelhas, folhas verde escuro e tomate).


Livre, leve e solto - Prender os fios com muita força sobrecarrega a raiz e aumenta a pressão sobre os folículos capilares, prejudicando o crescimento saudável. Opte por deixar as madeixas soltas ou prefira versões de penteados mais "soltinhos".


Corte em dia - Ficar muito tempo sem visitar o cabeleireiro não é um aliado de quem quer fios mais longos. O indicado é aparar as pontas, pelo menos, a cada três ou quatro meses. Essa manutenção garante que eles cresçam mais e melhor.

Outros cuidados - Água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas, mais um inimigo de quem quer que o cabelo cresça. Dormir com os fios molhados e usar cremes (condicionador, leave-in e finalizadores) na raiz também são hábitos proibidos. (Fonte: Portal Vital / Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade