Com a proximidade do final do ano, a pressão no trabalho tende a aumentar: cobrança sobre as metas, relatórios finais, balanço do semestre, reestruturações e cansaço acumulado dos meses anteriores. De acordo com pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR), oito em cada dez pessoas no Brasil, sofrem altos níveis de tensão entre a segunda quinzena de novembro até o início de janeiro. Segundo os 678 entrevistados, há mais irritação, pressa e impaciência durante o período, principalmente ligada à vida profissional, aliada à correria das festas de final de ano.
A sobrecarga de tarefas neste período pode levar a uma síndrome conhecida como burnout, que é a reação ao estresse crônico provocado pela vida profissional, a qual acarreta esgotamento emocional e físico, podendo levar a depressão, baixa autoestima, agressividade e a uma série de doenças. "É um período bastante crítico, em que muitas tarefas se acumulam e o estresse normal pode tornar-se bastante prejudicial à saúde. É importante estar atento aos sinais do corpo e trabalhar para reduzir a carga de tensão", pesquisador e um dos maiores especialistas em biofeedback do país, Marco Fábio Coghi, diretor da Neuropsicotronics.
Confira 10 dicas para reduzir o estresse ocasionado neste período:
A tecnologia pode te ajudar
Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros demonstra resultados comprovados na redução do estresse. Apresentado no Congresso ISMA - em 2013, o equipamento de biofeedback cardiovascular chamado cardioEmotion – que utiliza jogos de computador para medir e regular o estresse – foi testado em profissionais de uma mesma empresa em São Paulo. Após três meses de estudo, com treinos diários de 10 a 20 minutos, a prática demonstrou aumento na estabilidade emocional entre os profissionais em 96%, redução de estresse emocional de 44%, melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais em 40%.
"Estudos mostram que o uso do cardioEmotion é um valioso instrumento complementar-integrativo para redução de estresse e da ansiedade, melhorando a vida profissional e tornando o ambiente corporativo mais agradável", explica Coghi.
Gerenciamento de tempo
Organizar o tempo ajuda a aliviar as tensões do dia a dia. Planeje tarefas e horários, mas deixe espaço para urgências e pausas durante o expediente. Há uma série de ferramentas de gerenciamento de tempo disponíveis que podem ajudar, como a técnica Pomodoro.
Tenha momentos de prazer
Saia com amigos, vá ao cinema e invista em atividades prazerosas, como um passeio, um curso, um hobby.
Exercitar é preciso
A prática regular de atividade física é fundamental para manter uma vida em equilíbrio.
Alguns alimentos ajudam
Alguns nutrientes auxiliam a busca por equilíbrio, como as frutas vermelhas, que protegem o cérebro de radicais livres; cereais integrais, que deixam o sistema nervoso mais saudável, nozes, linhaça, sementes de chia e folhas verdes, que melhoram as atividades cognitivas.
Trabalhe com o que você gosta
Busque áreas em que você tenha mais satisfação em trabalhar, mas não se iluda: todo trabalho possui tarefas enfadonhas. O importante é dar o melhor de si e saber seus limites.
Relaxe
Atividades como yoga e meditação ajudam a ter uma vida mais equilibrada.
Durma bem
Dormir pouco prejudica o aprendizado, a memória, o julgamento e a resolução de problemas. O corpo precisa de sono suficiente para manter a mente saudável.
Saia de casa
Praticar atividades ao ar livre e ter mais contato com a natureza são ótimos aliados para uma vida mais feliz.
Procure ajuda profissional
Se o estresse está crônico e afetando sua vida, não hesite em buscar uma ajuda profissional.