Dicas rápidas

Confeitado, fake ou naked cake: veja dicas para escolher um bolo de casamento perfeito

09 nov 2015 às 09:09

O bolo é um ícone nos casamentos. Muita gente espera ansiosamente para prová-lo, principalmente porque além de bonitos, costumam ser muito saborosos. Distribuído aos convidados como um dos símbolos da união que acabou de acontecer, o bolo de casamento tem uma longa história que muita gente desconhece.

Os primeiros bolos de casamento remontam à Roma Antiga. Os romanos faziam uma mistura de farinha e pão, que levavam como recheio frutas secas, mel, castanhas e especiarias. Em um determinado momento da cerimônia, o bolo era partido sob a cabeça dos noivos e a quantidade de farelos que caia sobre eles dizia se o casal teria prosperidade e fertilidade na vida. Quanto mais farelos, melhor para eles.


O bolo de casamento, mais parecido com o que conhecemos hoje, começou a ser produzido na Itália. O bolo do casamento de Catarina de Médici com o rei Henrique II, na França do século 16, é o primeiro que se têm notícias de que possui dois andares.


Foi na Inglaterra Vitoriana que os bolos ganharam uma cobertura parecida com a que se usa hoje em dia: a marzipã. O material servia para cobrir o bolo e fazer algumas decorações, entretanto, endurecia com o contato prolongado com o ar. Portanto, o noivo precisava ajudar a noiva a cortá-lo. Essa cena tradicional, que consideramos tão romântica hoje em dia, surgiu dessa necessidade.


Outra tradição interessante diz respeito a quantidade de andares do bolo de casamento, que inicialmente indicavam o poder aquisitivo dos noivos. Assim, quanto mais andares o bolo tivesse, mais abastadas eram as famílias que estavam se unindo. No entanto, com o tempo, o bolo de casamento de três andares tornou-se o mais tradicional. O primeiro andar significa o noivado, o segundo, o casamento, e o terceiro, a eternidade.


O bolo na atualidade


Atualmente, o bolo continua sendo importante em qualquer casamento. Mas suas decorações, recheios e até a massa mudaram bastante.


A maioria das confeiteiras utiliza a pasta americana, muito mais macia, leve e maleável. Essa pasta foi criada nos Estados Unidos quando o país ainda era uma colônia inglesa, mas viajou o mundo inteiro e já ajudou muitos bolos de casamentos a adquirir uma beleza sem igual. Entretanto, por mais que a pasta seja a preferência das confeiteiras, pois ajuda a manter o bolo no lugar, ele restringe um pouco as opções em termos de recheio, que precisam ser mais firmes para que acidentes não aconteçam.


Um tendência atual é o bolo "fake", ou seja, um bolo cenográfico usado para enfeitar a mesa e tirar fotos. Na hora do brinde, o bolo "de verdade" já sai da cozinha cortado e é servido para os noivos e seus convidados. Dessa forma, é possível "brincar" mais com sabores e coberturas, pois o bolo não tem restrições. Se o seu sonho é ter um bolo com cobertura de chantilly, talvez essa seja uma boa opção.


Reprodução


Outra tendência é o naked cake, que também tem feito muito sucesso. Esse bolo não leva cobertura, por isso o nome: bolo pelado. Ele tem uma aparência rústica, porém elegante, e geralmente leva uma decoração de frutas e flores, criando um acabamento muito bonito.


Escolha do bolo


Apesar da beleza e glamour, escolher um bolo de casamento levando em conta apenas o visual pode ser algo bastante arriscado. A cerimonialista Shalimar Catramby conta que costuma recomendar que os noivos façam vários orçamentos e degustações antes de decidirem. "O bolo de casamento é uma parte importante da decoração e do cardápio. Todo mundo que vai a um casamento espera ver um belo bolo e ter a oportunidade de prová-lo, por isso é importante dar atenção a esse detalhe. Até mesmo porque ele fica no centro de uma mesa e costuma sair em muitas fotos. Escolher o bolo pela apenas pela aparência deveria ser algo fora de cogitação para qualquer casal, pois muitas vezes as aparências podem enganar", lembra.


Mesmo diante da importância estética e simbólica do bolo na festa, muitos noivos deixam sua escolha para a última hora ou resolvem economizar neste item. "Já ouvi muitas histórias tristes sobre bolos de casamento que não ficaram como o esperado, que despencaram ou estragaram a caminho do evento ou que, simplesmente, não foram entregues", afirma Shalimar.


Segundo a especialista, é importante escolher um profissional experiente para fazer o serviço e de exigir contrato para se assegurar de qualquer imprevisto. "Hoje em dia existem inúmeros formatos, técnicas e sabores para o bolo e muita gente está fazendo trabalhos de ótima qualidade. É importante fazer a degustação e encontrar um profissional sério que esteja em sintonia com os anseios e desejos do casal".

Para Shalimar, o bolo deve combinar com o estilo dos noivos e da festa, coordenando e se destacando na decoração. "A parte de dentro do bolo é sempre uma surpresa, pois a combinação de sabores escolhida pelos noivos é algo muito particular. No entanto, é a parte de fora do bolo que chama a atenção e ficará em evidência. Seja um bolo confeitado ou um nacked cake, é importante que ele se destaque por sua beleza e sabor, combinando perfeitamente com o restante da decoração da festa", orienta.


Continue lendo