As férias escolares durante o inverno estimulam alimentação calórica e pobre em nutrientes. Sem rotinas rígidas e com tempo livre de sobra, a meninada abusa das guloseimas e do sedentarismo que podem promover baixa imunidade do organismo deixando as crianças suscetíveis às doenças de inverno.
De acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Marina Citton Pasqua, uma alimentação balanceada e variada é a grande arma para aumentar a imunidade e aumentar a resistência às bactérias e vírus. "Gorduras e açúcares têm influência negativa sobre as células de defesa do organismo e devem ser evitados", diz.
Além de alimentos ricos em vitaminas B, C, D, ácido fólico e minerais, simples temperos utilizados para cozinhar como cebola, alho e alecrim ajudam a evitar a multiplicação dos vírus dentro de nossas células. O iogurte também tem propriedades benéficas sobre as bactérias intestinais, reforçando a imunidade intestinal e dificultando a passagem de vírus e bactérias agressivas para dentro do organismo.
"Os alimentos que não podem faltar na alimentação infantil nesse clima de frio são os líquidos como água, sucos de frutas naturais, água de coco e chás. Uma boa opção para esquecer o frio são as sopas preparadas com diversos legumes e verduras. Como são ricas em vitaminas e minerais auxiliam na manutenção do sistema imunológico", diz.
Segundo a cardiopediatra Silvana Vertematti, também do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, durante o mês de julho é importante que os pais monitorem o tempo que os filhos ficam na frente da televisão e computador. Incentivar as crianças a praticar atividades que movimentem o corpo e agucem a mente é fundamental.
"Jogos lúdicos de tabuleiro que usem a criatividade e exercícios de quadra – como futebol e vôlei – devem ser praticados mesmo nos dias mais frios", afirma a especialista que também alerta sobre a necessidade de manter os filhos hidratados, evitar lugares aglomerados e não exagerar nos agasalhos durante o período de férias no inverno. "É preciso agasalhá-las, mas deve-se ter em mente que as crianças sentem o mesmo calor que os adultos. Sendo assim não se deve exagerar."
Algumas combinações saudáveis e saborosas que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico são: