A cerimônia de casamento é um dos momentos mais aguardados na vida de um casal. São meses de preparação e qualquer falha pode colocar tudo em risco. Como a situação econômica do País é instável, muitos noivos tem ficado preocupados com o grande dia, mas a assessora de casamentos Janaína Marttos garante que não há o que temer.
Ela diz que é possível planejar cada detalhe com o auxílio de uma assessoria especializada e realizar a festa sem perder o glamour. "A assessoria é fundamental neste momento, pois é o elo na contratação de fornecedores parceiros. Além disso, há uma colaboração no planejamento financeiro e na coordenação e produção no dia do evento".
Um dos segredos, revela a assessora, é reduzir a lista de convidados. "Os noivos podem considerar um ‘mini-wedding’, com aproximadamente 100 pessoas, algo num clima mais intimista e sem perder o charme".
Janaína também sugere que os casais coloquem a mão na massa. "Hoje em dia, o DIY (Do it yourself – Faça você mesmo) está super em alta. Os noivos conseguem economizar em muitos detalhes, como decoração, fazer convites virtuais, doces artesanais. Além da economia, pode ser um momento prazeroso e envolver os pombinhos ainda mais na construção do sonho".
Na hora de procurar o local para a cerimônia e recepção, a dica é tentar realizar ambos no mesmo local. "Concentrando as duas coisas no mesmo lugar, há um corte de custos relevante e é cômodo para os convidados também", explica.
A internet também pode ser uma grande aliada na hora do planejamento. Segundo a especialista, existem muitos blogs e grupos em redes sociais em que noivas vendem e trocam itens usados em suas cerimônias. "Há muitas noivas que vendem vestido, coroas, topo de bolo, sapatos... Como são usados apenas no dia, a maioria se encontra em ótimo estado".
É importante negociar com os fornecedores, em muitos casos é possível realizar permutas de serviços. "Se os noivos são advogados, por exemplo, podem negociar com seus serviços o pagamento de determinado fornecedor", esclarece.
Janaína também explica que, em tempos de crise, o pagamento à vista pode gerar descontos significativos, e no caso de parcelamentos, os fechamentos devem ser feitos com a máxima antecedência. "É importante, em ambos os casos, ler os contratos com muita atenção e cuidado para que no caso de cancelamentos, os noivos saibam como recorrer".
Janaína recomenda que o planejamento seja feito o quanto antes. "E por mais enxuta que seja a cerimônia, o glamour está no amor dos noivos e na felicidade dos convidados ali presentes. É isso que contagia".