Dicas rápidas

Como estimular o senso de organização nas crianças

31 dez 1969 às 21:33

Crianças podem ser espertas quando estão determinadas a testar o limite da sua paciência. Casas com crianças são inegavelmente mais difíceis de organizar do que outros ambientes. Mas a persistência em uma educação dos filhos voltada à disciplina pode descomplicar a vida dos pais e profissionais de assistência doméstica. Confira a seguir algumas dicas que podem estimular o senso de organização dos pequenos:

1 - Quem desarruma é o responsável direto por colocar os objetos de volta a seus lugares - O sucesso dessa técnica depende de se esperar que a própria criança organize seus pertences, sem fazer para ela a tarefa que é exclusivamente dela. Dê o exemplo e mantenha suas coisas em ordem.


2 - Estabeleça punições para o caso de as tarefas combinadas não serem cumpridas - Um exemplo é a perda do direito a assistir televisão por um tempo previamente determinado como resposta a cada dia em que o divertimento não for sucedido de arrumação dos objetos pela criança.


3 - Estipule recompensas quando o combinado for cumprido - Na situação contrária, em que os filhos atendem ao que foi combinado, podem ser estipuladas recompensas extras, ao lado da própria permissão às brincadeiras.
É o caso de prometer um presente, levá-los a seu local favorito no fim de semana ou permitir que comam suas guloseimas preferidas. Além de recompensas, o senso de organização das crianças pode ser estimulado por brincadeiras que envolvam a tarefa de reordenar os brinquedos deixados fora de lugar. A mãe pode apostar com o filho que organizará um determinado número de peças em um intervalo menor do que a criança.


4 - Faça listas de trabalho diário e as coloque numa altura que possa ser vista pelas crianças - Cheque cada tarefa depois que eles terminarem. Ensine-as como fazer coisas para elas mesmas, mas ajude-as a serem bem sucedidas.Por exemplo, se você quer que elas ponham a mesa todas às noites, faça um desenho num papel para que elas o sigam. Isso economizará o seu tempo e ajudará às suas crianças a crescerem e a aprenderem.


5 - Assegure-se de que elas tenham um lugar para suas coisas - Brinquedos, roupas, livros precisam ter espaços adequados para serem organizados – e as crianças devem saber onde é esse lugar. Em casas com mais de uma criança, o ideal é que os brinquedos de cada filho sejam diferenciados de alguma forma. Uma boa opção é determinar que as peças de cada um tenha uma cor ou tom específico. Assim, ficará fácil descobrir quem não organizou seus pertences após a diversão.


6 - Ensine-as a arrumarem seus quartos pelo menos uma vez por semana - Abaixe as varetas do armário de roupas para que fiquem na altura da vista delas. Assim será mais fácil para elas pendurarem as suas roupas.
Os bichos de pelúcias e brinquedos podem ficar em arcas ou prateleiras.


7 - Ajude as suas crianças a montar seus próprios arquivos - Consiga-os em cores brilhantes, com pastas de arquivo penduradas, junto com arquivos em papel manilha com etiquetas. Ensine a elas que uma vez que um arquivo tem 50 papéis dentro, elas deveriam jogar alguma coisa fora antes de inserir alguma coisa nova – ou iniciar uma pasta de arquivo nova.


8 - Ajude-os a separar o uniforme completo na noite anterior - Para evitar uma correria logo pela manhã, ajude suas crianças a arrumar as suas roupas que vão usar no dia seguinte, na noite anterior. Etiquete os livros para dificultar a perda e assegure se que a mochila tenha todo material necessário a seus filhos.


9 - Ensine a suas crianças a colocar o dever de casa completo em suas mochilas. Assista-as fazendo isso até que elas possam fazer isso sozinhas, sem supervisão. Faça para elas uma lista das coisas, se necessário.


10 - Institua uma "Caixa de Guardados" - Quando um brinquedo ou outro item é deixado fora do lugar, pegue-o e coloque-o na Caixa de Guardados. A regra: não interessa qual o dia em que isso aconteceu, mas o objeto não será devolvido novamente pelos próximos 7 dias – ou 5, ou 3 dependendo do nível de gravidade.

Fonte: www.organizesuavida.com.br.


Continue lendo