Promessas não faltam: são diversos produtos que juram acabar de vez com os fios brancos, colorindo os cabelos por igual e proporcionando o efeito desejado por todas as mulheres. O problema é que nem todos os resultados são positivos e, muitas vezes, o grisalho não se rende às tinturas. Mas como escolher a química certa para acabar com os cabelos brancos? O cabeleireiro Pedro Paulo revela alguns segredos para esquecer que esses fios existem. Confira:
Por que eles aparecem?
Antes de optar pela escolha certa para acabar com os cabelos brancos é essencial entender por que eles aparecem. "A genética é a principal causa do aparecimento dos fios brancos", explica Pedro Paulo. "O envelhecimento cronológico resulta no desgaste natural das células e de todos os órgãos do corpo humano. Os folículos capilares param de produzir melanina, também responsável pela cor da haste capilar. Um grande trauma também pode branquear os fios. O estresse é fator coadjuvante".
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Resultados
Antes de acreditar piamente no que o fabricante promete é necessário conversar com um especialista, só ele pode garantir que o produto seja indicado para seu tipo de cabelo e assim alcançar resultados positivos. "Existem muitas promessas no mercado, mas é bom estar atento. Tonalizantes, de um modo geral, não garantem uma cobertura perfeita. Há também os tipos de cabelo. Alguns brancos são mais resistentes que os outros e aí um cabeleireiro é fundamental para driblar a situação, dosando o volume do oxidante e escolhendo a base certa de fundo", diz Pedro Paulo.
Disfarce
Existem algumas técnicas que podem ajudar a disfarçar os fios brancos e garantir um ótimo resultado por mais tempo, uma delas é o reflexo. Mas, todo cuidado é pouco. Em alguns casos, ele pode evidenciar ainda mais o problema. "Um ótimo recurso para disfarçar os grisalhos é o reflexo já que o clareamento proporciona um menor contraste entre a cor natural e os brancos. Entretanto, se o percentual de brancos for muito grande, acontece o efeito inverso, ou seja, na aparência geral aumenta o efeito do branco", afirma Pedro Paulo.
Outra dica do cabeleireiro para amenizar a aparência dos cabelos brancos é apostar em mechas não marcadas. "O disfarce pode ser adquirido não fazendo divisões muito marcadas, que ressaltam a raiz. O ideal é pentear de maneira que apareça somente um ponto de raiz no alto da cabeça. Se os brancos estão no contorno da testa, uns fios soltos, como franja, ajudam no disfarce.
Cuidados
Mesmo depois de descobrir a marca ideal para o seu tipo de cabelo, é necessário tomar alguns cuidados, como a escolha certa da cor. "É muito importante escolher o tom certo, já que nos fios brancos o contraste é bem diferente e pode chocar com o tom da pele. Mais um cuidado é sempre escolher um tom de base na hora da tintura, isso ajuda a manter uma maior fixação da cor".
Brancos e charmosos
Você gosta dos seus cabelos brancos? Então invista. Quando a pessoa está preparada para apresentar fios brancos o resultado sempre fica ótimo. "Se a pessoa gosta dos fios brancos, uma dica é clarear todos os fios para que o contraste não seja muito grande, dado uma aparência envelhecida", diz o cabeleireiro. Mas fios brancos não podem ser sinônimos de desleixo: hidratações e cores freqüentes são o mínimo necessário para manter a saúde do cabelo.
Mito
Sabe aquela velha história de que os cabelos brancos são fracos e sensíveis? Pedro Paulo afirma que isso não passa de um mito. "Os cabelos brancos não sofrem alterações na estrutura ao perderem a cor e não são mais fracos ou propensos à queda. Isso porque a melanina, que lhes dava cor, é substituída temporariamente por bolhas de ar".
*A dica é do Minha Vida Saúde, Alimentação e Bem-estar