Pés pequenos estão associados à feminilidade por uma questão evolutiva. Na pré-história a caça era feita por homens, que, por estarem sujeitos a maiores riscos do que as mulheres, tinham necessidade de correr mais, e conseqüentemente precisavam ter pés maiores. O tamanho dos pés ajuda a distribuir a pressão do corpo e a impulsionar a próxima passada.
Na China, até o início do século XX, pés pequenos eram associados à delicadeza. Sapatos minúsculos eram usados para proporcionar às chinesas pés tão diminutos que muitas nem podiam se sustentar sobre eles, sendo condenadas a andar de joelhos por toda vida.
Mesmo no ocidente, a associação de pés pequenos com a figura feminina é perpetuada pela figura da Cinderela, que usava incômodos sapatos minúsculos de cristal, mas mesmo assim dançava divinamente e seduziu o seu príncipe em apenas uma noite. Mais do que isso, perpetuou o mito de que a mulher ideal teria pés pequenos.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
E, embora tantas gerações tenham perpetuado esse mito, hoje sabe-se que o tamanho dos pés não é associado diretamente a nenhum gene de caráter sexual, sendo determinado pela produção de hormônios do crescimento como qualquer outra parte do corpo.
Como disfarçar pés grandes
Apesar da evolução e de todo conhecimento adquirido pelo homem ao longo do tempo, quando o assunto é o tamanho dos pés, muitas mulheres ainda se incomodam em comprar sapatos com numeração 'avantajada'. Se este é o seu caso, saiba que ficar 'espremendo' os pés dentro de calçados não é a solução mais indicada. Para ajudá-la, separamos algumas dicas sobre calçados que podem disfarçar os pés grandes.
• Os sapatos de bico redondo são mais apropriados, pois causam a sensação visual de 'encurtamento' dos pés. Calçados de bico fino, deixam os pés ainda mais longos;
• Prefira sandálias e sapatos de salto alto e fino que alongam a silhueta deixando o visual longilíneo, o que tira a atenção dos pés;
• Abuse das cores escuras que disfarçam zonas amplas tornando-as mais elegantes e delgadas.
• O mercado já oferece opções de calçados que fazem o 'efeito Cinderela', ou seja, aparentam ser menores do que realmente são. É o caso dos tênis Audace, lançado pela Athletic Sports. Além dos apelos tecnológico e visual, a marca americana empenhou-se em criar um tênis para dar a impressão de que os pés são menores do que a numeração correspondente. Ou seja, mesmo para quem calça o número 39, o visual vai ser sempre de um modelo compacto e delicado, garantindo feminilidade aos pés.