1) A ansiedade é inimiga da perfeição e da cirurgia plástica. Para tornar a recuperação de uma cirurgia plástica mais breve, a melhor saída é obedecer às recomendações feitas pelo médico. "Depois de uma plástica, o principal desejo do paciente é apreciar o novo visual, aproveitar a vida... Contudo, toda cirurgia exige um período de recuperação, que pode ser abreviado quando se observam os conselhos médicos", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.
2) Depois da alta médica, você terá a vida toda pela frente para curtir seu novo visual. É preciso se informar antes da cirurgia quais são as restrições e limitações que envolvem cada etapa da operação a ser realizada. "Assim, você assimilará melhor o período pós-operatório e não dará espaço para a ansiedade", diz o médico.
3)Outro ponto a ponderar é que muitas cirurgias plásticas exigem no pós-operatório o uso de cintas elásticas por mais de um mês, portanto, é importante dispor de tempo e logística adequados para o pós-operatório, pois uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia. "O melhor momento para operar é quando dispomos de tempo suficiente, quando podemos voltar ao trabalho com calma, após cumprir o período de descanso e repouso recomendados", diz Ruben Penteado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
4) "Analgésicos e antiinflamatórios podem ser receitados pelo médico em certos casos para minimizar algum tipo de desconforto. Obedeça a dosagem prescrita pelo profissional e os horários de ingestão recomendados, para que o tratamento possa ser abreviado e não seja necessária uma prorrogação. Em hipótese alguma, tome medicamentos por conta própria", alerta Ruben Penteado.
5)Comunique imediatamente ao cirurgião qualquer tipo de sintoma que possa parecer estranho ou não tenha sido descrito pelo especialista durante as consultas preliminares. Não esconda dados importantes, como a ingestão de algum medicamento alternativo, de bebidas alcoólicas ou mesmo de outras substâncias.
6) Compareça a todas as consultas de acompanhamento determinadas pelo cirurgião e, também, às sessões de drenagem linfática, que devem ser feitas com uma profissional especializada. Seguir o tratamento à risca é meio caminho andado para a recuperação.
7)Disciplina é fundamental. Organize-se antes da operação para não ficar estressada ou preocupada com detalhes domésticos ou assuntos de trabalho num período em que você e seu corpo devem ser prioridade?, recomenda Ruben Penteado.