O single "Diamonds are a girl’s best friend", da eterna Marilyn Monroe, faz jus à ligação que há entre uma mulher e suas joias. Entretanto, se não receber os devidos cuidados, uma peça valiosa pode ganhar aspecto opaco e envelhecido. Isso porque, mesmo materiais nobres como ouro, platina e diamantes, precisam passar por procedimentos de reparo e personalização para manter a aparência de recém-adquiridas. Veja a seguir as dicas da especialista Agnes Sá, da Lavoro Joias, para manter suas peças favoritas sempre com cara de novas:
1. Banho de ródio ou de ouro
Para quem quer renovar a biju ou renovar a "cor" de uma joia, os banhos são uma ótima pedida. "Para dar um novo charme a um colar de ouro amarelo, por exemplo, o banho de ródio encobre o amarelado do metal e deixa a peça branca; e tanto o ródio quanto o banho de ouro revitalizam a superfície das bijuterias", explica Agnes.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
2. Reutilização de pedras e ouro
Caso possua pedras preciosas soltas ou alguma joia em ouro que não usa mais, você pode reutilizar esses materiais e, com a ajuda de um designer, desenvolver uma nova peça. "O cliente pode escolher um colar, um anel ou qualquer outro item e nós criamos o acessório com o material que ele trouxe", conta a especialista.
3. Personalização
Além de reutilizar joias para criar novos itens, também é possível realizar pequenas adaptações. Um casal em comemoração às suas bodas, por exemplo, pode querer adicionar um pequeno adorno às alianças, como bordas brancas ou um pequeno diamante – caso seja o aniversário de 50 anos de casados.
4. Ajuste de anéis
Ao longo dos anos, o diâmetro dos dedos pode variar e, muitas vezes, peças de alto valor financeiro ou emocional, como anéis de formatura ou alianças de bodas, deixam de servir. Caso seja necessário aumentar ou diminuir a abertura da joia, é possível cortá-la e, se for o caso, adicionar um novo fragmento de metal precioso. Após a soldagem e o polimento, o anel estará como novo.
5. Polimento
É um dos mais procurados. Com o passar do tempo as joias perdem o brilho ou podem adquirir alguns riscos. O procedimento utiliza diversos tipos de escova e produtos especiais, que variam de acordo com a peça, apagando qualquer resquício de riscos e restaurando o brilho.