Dicas rápidas

Chapinha com mais proteção

31 dez 1969 às 21:33

O inverno é a melhor época para utilizar a chapinha. Como conseqüência da estação transpiramos menos, além disso o intervalo entre uma lavagem e outra é maior e por isso o cabelo fica mais tempo liso.

Acabar com as ondas naturais pode uma tarefa ser perigosa. É que as pranchas alisadoras, funcionam em altas temperaturas, variando de 150°C até 180°. Cuidado! Existe um intervalo de temperatura no qual os cabelos passam de ‘domados’ para ‘queimados’, favorecendo o surgimento de pontas duplas e danificando as escamas de queratina, por isso sempre prefira chapinhas de cerâmica ou de porcelana, pois as de ferro esquentam sem limite.


- Evite fazer intervalos ao estar passando a prancha, diminuindo o risco de queimar os cabelos. Com o aquecimento dos fios, as pontes de enxofre (presentes em maior número nas mulheres de cabelo encaracolado) sofrem uma quebra temporária, permitindo que os cabelos fiquem mais maleáveis.
Produtos específicos para proteção térmica ajudam a proteger os fios, opte pelo ‘leave-in’ para finalizar.


- Outra dica muito importante é a hidratação contínua dos cabelos, com tratamentos à base de queratina, que em casos mais sérios podem ser utilizados semanalmente. Para os cabelos que já estão danificados, recomenda-se um tratamento intensivo para a hidratação das hastes dos fios e para a restauração das escamas de queratina.


- Agora se você pretende gastar uma boa quantia de dinheiro em seus cabelos para mantê-los lisos por um bom tempo, opte por outros tratamentos que não agridem tanto o cabelo, como por exemplo: a escova progressiva (que dura aproximadamente 20 lavagens) e a definitiva (que alisa hidratando os fios).


-Seus cabelos também precisam de um descanso, então não abuse da chapinha. O inverno também favorece os cachos já que os cabelos ficam menos armados.


- Para um melhor resultado final é melhor fazer escova antes da chapinha. Fazer só chapinha pode deixar o cabelo marcado;


- Antes de começar a chapinha, espalhe o protetor térmico em todo cabelo, principalmente nas pontas;


- Fazer um movimento para dentro ou para fora quando passar o aparelho nas pontas;


- Fazer chapinha todos os dias, sem proteção, deixa os fios mais fracos e quebradiços por causa do calor excessivo;


- Quem faz muita chapinha tem que fazer banho de creme restaurador toda semana;


- Para recuperar o cabelo danificado, você precisa usar produtos com Queratina;

- Se você é do tipo que não abre mão do cabelo liso, faça escova, que é menos agressiva ao cabelo do que a chapinha.


Continue lendo