Dicas rápidas

Casa, comida e roupa lavada requerem planejamento

02 set 2009 às 10:18

Morar sozinho ou com os pais? Supermercado sem culpa? Comprar ou não um imóvel? Essas são atitudes do dia a dia e que muitas vezes são tomadas num impulso, sem planejamento. Para o engenheiro Marcelo Kimura, empreendedor do Minhas Economias, saber quando e como gastar o dinheiro é fundamental para o equilíbrio financeiro e a realização de sonhos. "Por isso, pensamos não apenas em um sistema, mas em uma ferramenta que realmente ajude as pessoas a conquistarem seus objetivos. Ajudar as pessoas para que elas possam controlar o seu dinheiro e não deixar que o dinheiro tome conta delas", afirma sobre a disponibilização do site Minhas Economias - www.minhaseconomias.com.br, de forma gratuita na web. Mas o que esse sistema tem a ver com a tomada de decisão nos casos rotineiros?

"Nossa ideia é deixar o cenário das contas cada vez mais claro", comenta o Kimura. "Mostrar exatamente para onde está indo cada centavo e indicar caminhos do que pode ser ajustado para acertar as finanças e tornar possível a realização dos sonhos de curto, médio e longo prazos. Por isso trabalhamos sempre com a ideia: tornar o controle financeiro uma atividade simpática, agradável e não tão pesada. Uma tarefa que todos possam fazer, sem dificuldades e de forma cada vez mais prática."


Aliado ao sistema está o blog Minhas Economias (blog.minhaseconomias.com.br) - com dicas de educação financeira, que auxiliam a tarefa de planejar. "No caso da independência, do morar sozinho, a tomada de decisão nem sempre é feita de forma planejada. Mas no impulso, quando as interferências familiares forçam essa decisão", explica Paulo Sain, sócio de Marcelo Kimura. Mas ele afirma que é fundamental esse planejamento, já que morar sozinho tem mais contras do que prós, na questão do desembolso. "É preciso ter claro que morar sozinho envolve o custo do imóvel. Seja comprando ou alugando. A sugestão é inicialmente alugar até para testar o novo modelo de vida", confirma. Outros itens que devem ser levados em conta: os custos com mobília, com as contas da casa (água, luz, telefone, impostos, condomínio), o tempo para a limpeza ou o custo para que alguém realize essa tarefa, além da comida. "De nada adianta conquistar a independência dos pais se ela não vier acompanhada da independência financeira."


Na questão de comprar um imóvel, Sain lembra que há muitos mais custos que apenas o preço da prestação do financiamento. "´É alertar aos que pensam em comprar um imóvel para que não se atenham somente à questão do valor da parcela do financiamento frente ao valor do aluguel. Como o valor a ser despendido é bastante elevado, o assunto merece uma reflexão mais ampla. Faça as contas e não se deixe levar pela emoção ou pela sensação de segurança", confirma.


Mas, e o supermercado de todo mês ou semana? "No blog damos sete dicas para economizar na hora de ir ao supermercado. Entre elas fazer uma lista antes de ir e comprar apenas o que está listado, não ir com fome e não fazer das compras um programa familiar."

Serviço: www.minhaseconomias.com.br


Continue lendo