Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Orientação

Cartilha responde principais dúvidas das gestantes

Redação Bonde
19 abr 2010 às 09:24
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma cartilha elaborada com base nas dúvidas e sugestões de gestantes, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), e profissionais da área está disponível gratuitamente na internet. "Celebrando a vida: construção de uma cartilha educativa para gestantes" é um projeto da enfermeira obstetra Luciana Magnoni Reberte, e sua orientadora do mestrado, Luiza Akiko Komura Hoga. A publicação, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aborda os questionamentos constantes em relação ao pré-natal e ao pós-parto e foi vencedora da oitava edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, promovido pelo Ministério da Saúde.

"Desde o início do trabalho foi possível perceber a riqueza das informações geradas pelo grupo, o que me levou a imaginar que a produção de um material educativo pudesse contribuir para levar os benefícios produzidos neste grupo a um maior número de gestantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Queria também que esse material mostrasse o valor da gestante como cidadã e detentora de direitos, com acesso a uma assistência de qualidade e aos benefícios disponíveis pelo SUS e pelos serviços públicos de outros setores", explica a enfermeira obstetra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


O material pontua o trabalho de parto como uma das principais fontes de dúvidas e insegurança das gestantes, principalmente aquelas que esperam o primeiro filho. Na publicação são discutidos temas como o momento de ir ao hospital, o tipo de parto e o que a gestante e o parceiro podem fazer para ajudar.

Segundo Luciana, a cartilha também aborda a importância do período pós-parto, quando normalmente as mulheres apresentam baixa adesão às consultas ginecológicas. "Nesta fase a mulher pode apresentar morbidades importantes como a infecção puerperal, que é uma das principais causas da mortalidade materna no Brasil". Outro assunto destacado são os cuidados com o corpo que estimulam hábitos de vida saudáveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade