Muitas pessoas não conhecem o seu próprio estilo, e por consequência saem comprando tudo o que veem pelos shoppings só porque "tá na moda", gastando mais com coisas que às vezes nem usa. Para a consultora de estilo Juliana Skliutas, antes de radicalizar no visual, é fundamental "conhecer nosso estilo e saber qual imagem queremos transmitir. E não se prenda a um padrão, pois cada um de nós tem um estilo predominante e outros estilos complementares", explica a consultora.
Se você está vivendo uma fase de insatisfações, de insegurança e tem medo do novo, não se preocupe! A tendência é que aconteçam coisas boas, acredite. Pois a mudança ocorre de dentro para fora, e é exatamente o seu incômodo que representa meio caminho andado.
Responda rapidamente
Suas roupas são confortáveis e soltinhas ou super agarradas? Usa sapatos de salto alto até dentro de casa ou rasteirinhas? Prefere estampas de flores ou étnicas? Suas blusas têm babados ou canutilhos? Seus acessórios são discretos ou é tudo gigante? A maquiagem logo cedo é carregada ou usa só um brilho labial? Com essas e outras respostas, a consultora afirma que é possível saber se será necessário realmente mudar de estilo ou se apenas falta um toque final.
De acordo com Juliana, todos nós temos razões para mudar. Por exemplo, porque emagreceu ou engordou demais, ou porque vai fazer aniversário, ou vai mudar de país. "A vontade de mudar sempre tem um significado importante e particular, e não porque alguém lhe disse que se não usar vestido de veludo no próximo inverno está por fora", ressalta a consultora de estilo. Confira algumas razões listadas por ela:
É muito caro mudar de estilo?
Segundo Skliutas, mudar de estilo não é caro, caro é viver infeliz ou ser mal interpretado pelos outros simplesmente porque a sua imagem está sendo transmitida de maneira errada. "Quando você souber qual é o seu estilo, e mesmo assim quiser mudá-lo, existem algumas opções de compras acessíveis em lojas de departamento, por exemplo, que hoje em dia não deixam nada a desejar às marcas de grife. Altere ou acrescente peças somente a cada seis meses (primavera/ verão e outono/ inverno). Brechós às vezes podem surpreender ou senão sites de troca, vale dar uma conferida", orienta a consultora de estilo pessoal.
Dicas especiais para começar a mudança