Se você vem constatando marcas no seu corpo sempre que retira a calcinha, é melhor rever sua coleção de lingeries. Isso porque as peças podem não estar adequadas ao seu corpo e ainda impactar sua saúde, principalmente se essas marcas demoram muito para desaparecer.
"Usar calcinhas muito apertadas pode sim gerar deformação no corpo, além de prejudicar a circulação sanguínea", explica a dermatologista Carolina Marçon. Segundo a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as marcas na pele devem levar, no máximo, quatro horas para sumirem, caso contrário podem causar problemas para a pele.
A médica destaca que compressão muito intensa pode causar problemas vasculares porque dificulta o retorno venoso. "A calcinha muito apertada pode deixar os vasos mais escuros, além de aumentar as varizes e a celulite, já que o aperto dificulta também a drenagem da gordura acumulada no local", afirma.
Além de deixar marcas na cintura, a calcinha apertada ainda pode dificultar o crescimento dos pelos. "Se a área de saída do pelo fica comprimida, é mais provável que ele encrave, forme bolinhas e deixe a pele escurecida", explica.
Livre-se das marcas!
Segundo Carolina, o primeiro passo para não agravar o problema é utilizar a lingerie sempre na numeração correta, com poucas costuras e que não apertem em nenhum local. "Para retirar as marcas, uma solução é iniciar drenagens linfáticas ou massagens caseiras regulares que, com o tempo, irão favorecer a circulação sanguínea e a recuperação da pele", indica.
Faça a escolha certa!
Quem está acima do peso deve evitar o uso de calcinhas de tirinhas, que marcam bastante e acentuam as gordurinhas. Elas também serão ressaltadas se você utilizar calcinhas com laterais mais largas, mas que estejam apertadas e que fiquem enrolando no seu corpo, chegando até mesmo a machucar. A regra se aplica também para as mais magrinhas: se a calcinha não for bem escolhida vai marcar até mesmo um corpo enxuto.
Então como saber qual o modelo certo de calcinha para você? Na realidade não existe um modelo certo para cada corpo. A dica é você observar o caimento das peças no seu dia a dia e como eles vão quando usadas com diferentes looks.
Veja algumas dicas para não errar na hora de comprar sua lingerie: