Dicas rápidas

Calcinha apertada pode deformar o corpo e causar celulites; saiba o que usar

30 mar 2015 às 08:45

Se você vem constatando marcas no seu corpo sempre que retira a calcinha, é melhor rever sua coleção de lingeries. Isso porque as peças podem não estar adequadas ao seu corpo e ainda impactar sua saúde, principalmente se essas marcas demoram muito para desaparecer.

"Usar calcinhas muito apertadas pode sim gerar deformação no corpo, além de prejudicar a circulação sanguínea", explica a dermatologista Carolina Marçon. Segundo a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as marcas na pele devem levar, no máximo, quatro horas para sumirem, caso contrário podem causar problemas para a pele.


A médica destaca que compressão muito intensa pode causar problemas vasculares porque dificulta o retorno venoso. "A calcinha muito apertada pode deixar os vasos mais escuros, além de aumentar as varizes e a celulite, já que o aperto dificulta também a drenagem da gordura acumulada no local", afirma.


Além de deixar marcas na cintura, a calcinha apertada ainda pode dificultar o crescimento dos pelos. "Se a área de saída do pelo fica comprimida, é mais provável que ele encrave, forme bolinhas e deixe a pele escurecida", explica.


Livre-se das marcas!


Segundo Carolina, o primeiro passo para não agravar o problema é utilizar a lingerie sempre na numeração correta, com poucas costuras e que não apertem em nenhum local. "Para retirar as marcas, uma solução é iniciar drenagens linfáticas ou massagens caseiras regulares que, com o tempo, irão favorecer a circulação sanguínea e a recuperação da pele", indica.


Faça a escolha certa!


Quem está acima do peso deve evitar o uso de calcinhas de tirinhas, que marcam bastante e acentuam as gordurinhas. Elas também serão ressaltadas se você utilizar calcinhas com laterais mais largas, mas que estejam apertadas e que fiquem enrolando no seu corpo, chegando até mesmo a machucar. A regra se aplica também para as mais magrinhas: se a calcinha não for bem escolhida vai marcar até mesmo um corpo enxuto.


Então como saber qual o modelo certo de calcinha para você? Na realidade não existe um modelo certo para cada corpo. A dica é você observar o caimento das peças no seu dia a dia e como eles vão quando usadas com diferentes looks.


Veja algumas dicas para não errar na hora de comprar sua lingerie:


Mesmo sabendo que as calcinhas de tirinhas geralmente são as que mais marcam, se este é o seu estilo preferido, procure as que têm regulagem, como sutiã, e que sejam mais folgadas.


Se você gosta da calcinha fio dental, mas quer passar longe das tirinhas finas, opte pelos modelos com tiras laterais mais largas, que não marcam se tiverem o tamanho certo para você.


Para quem prefere modelos com as laterais mais largas, a dica é utilizar os modelos sunguete ou caleçon em modelos mais folgadinhos e sem aquele elástico apertado (geralmente iguais aos de cuecas).

As calcinhas liberadas para todas as ocasiões são aquelas sem costura ou que tenham, ao invés de elástico, rendas com elastano. (Com informações do Mulher.com e Zanotti Fitas Elásticas)


Continue lendo