Você sabia que uma bolsa feminina pode ter mais bactérias que o assento de um vaso sanitário? A constatação foi feita por uma pesquisa realizada pelo Technical Manager at Initial Hygiene, da Inglaterra. A análise mostrou ainda que as bolsas de couro são mais propensas à contaminação. Como o material tem textura esponjosa, oferece o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos. O estudo fez ainda uma revelação surpreendente: uma em cada cinco alças das bolsas contém bactérias suficientes para causar algum dano à saúde.
Durante o dia a dia bolsas e mochilas acompanham seus donos nos mais diversos locais, como carros, supermercados, escritórios, shoppings, baladas, ônibus e banheiros, o que favorece a contaminação do acessório. Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, análises laboratoriais mostram que bolsam podem estar contaminadas por coliformes fecais (provenientes de fezes de animais e do homem), Salmonella (bactéria presente em alimentos), Staphylococcus aureus (que pode causar conjuntivite, intoxicações alimentares, septicemia, sinusite e laringite), entre outros micro-organismos.
Figueiredo explica que esses contaminantes podem permanecer nas bolsas sem causar maiores problemas à saúde. No entanto, quando há alguma queda na imunidade podem desencadear doenças que vão de diarreias, cólicas intestinais, vômitos e até complicações mais graves.
Dicas para evitar a contaminação
Como limpar sua bolsa
Forro interno - Independente do material de que são feitas, as bolsas quase sempre têm um forro de tecido fino. Vire o forro para fora e lave delicadamente com água e sabão neutro, tentando não molhar a bolsa. Seque na sombra.
Bolsas de palha - Escove bem a bolsa para remover o pó. Depois limpe a superfície com um pano embebido em mistura de água e amoníaco ou aguá com sal. Deixe secar bem, se possível ao sol. Antes de usar, lustre com uma flanela.
Bolsas de tecido – Se a bolsa for de tecido claro, o ideal mesmo é lavar. Se não for possível, limpe a seco. Escove bem para retirar a poeira. Em seguida aplique uma pasta feita com talco e benzina pura. Passe em toda a superfície da bolsa e deixe secar. Depois, escove bem para remover a mistura seca. Bolsas de tecido escuro podem ser limpas com uma escova umedecida em álcool.
Bolsa de couro - Basta esfregar sabão neutro com uma escova úmida e macia. Em seguida remova o sabão com um pano úmido e depois hidrate o couro. Para fazer a hidratação pingue algumas gotas de óleo de amêndoas doces ou vaselina líquida em um pano úmido bem torcido, quase seco, e esfregue-o na bolsa. Deixe penetrar por uns 10 minutos e dê lustro com outro pano branco limpo e seco.
Bolsas, principalmente as de couro, guardadas por muito tempo podem apresentar bolores (causados por fungos) e ter mal cheiro. Para eliminar as manchas de mofo ou o cheiro ruim umedeça um pano limpo e seco em vinagre branco de álcool puro e passe na bolsa. Seque com um pano seco e limpo. Deixe a peça num local ventilado por uns dois dias e depois hidrate.
Para limpar as peças e enfeites de metal da sua bolsa, passe apenas uma flanela seca e produtos específicos para limpeza de metais.