1. Seja de chuveiro ou imersão, o banho nunca devem ser excessivamente quente, pois a alta temperatura da água resseca a pele e provoca ou agrava as varizes e a celulite.
2. Quem tem problemas de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes. O banho morno é mais indicado.
3. Pela manhã, o banho deve ser mais frio, para acordar os músculos e preparar o corpo para um dia agitado. O banho da noite pode ser morno, para relaxar e preparar o corpo para um sono gostoso.
4. Ducha fria - para firmar os tecidos, sempre banho frio. Se você tiver um chuveirinho manual, dirija seu jato fazendo movimentos circulares por todo corpo. Comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e finalmente, pernas e braços. Se não agüentar a ducha fria completa, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhos e, depois, faça o caminho de volta, em direção aos pés.
5. Quente e frio - No chuveiro, alterne água fria e água quente, o choque térmico ativa a circulação.
6. Tonificar – Durante o banho, friccione energicamente a pele com uma bucha natural para tonificar os músculos e reativar a circulação do sangue. Faça o mesmo nas costas, com a escova de cabo comprido.
7. Creme - Antes de entrar no chuveiro, passe no rosto e no pescoço uma boa camada de creme nutritivo. o vapor facilita a penetração do creme na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.
8. Banhos de Ervas - Depois de um dia estressante, um banho de imersão é sempre relaxante, principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.
Em casa faça uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. Leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. Apague o fogo, deixe a mistura abafada por 10 minutos, coe e junte a água do banho. (Com informações do Essencial)