Usar muito esmalte escuro, como o vermelho, pode deixar as unhas com aspecto amarelado, que só costuma sair quando elas crescem. Para evitar que o pigmento passe para a unha, ou para reverter, se o processo já ocorreu, a expert Camilla Giareta, manicure e sócia do nail bar AS3 Nail & Fun, sugere alguns cuidados. Confira:
Prevenção
Segundo a especialista, o primeiro passo é prevenir, aplicando sempre uma base transparente ou fosca, sem benefícios de cuidados, por cima da base de tratamento. "As bases de tratamento penetram na unha, permitindo que os pigmentos dos esmaltes escuros também penetrem e manchem a unha", alerta. Isso não significa que essas bases normais fazem mal, pelo contrário. Basta aplicar uma outra opção para selar.
Para remover o amarelo
Camila sugere uma receitinha caseira que não faz milagre mas pode ajudar muito. Anote:
- 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes
- 1 xícara de água morna
Misture a água oxigenada com a água morna e deixe os dedos de molho por três minutos. Então esfregue - sem forçar - as unhas com uma escova de dente ou de cerdas rígidas.
Quando terminar lave as mãos e aplique um hidratante de cutícula.
Segundo a manicure, esta técnica também ajuda a amolecer as cutículas antes de fazer as unhas, mas só deve ser feita a cada quinze dias. "Evite lixar em seguida, pois elas vão estar mais molinhas, espere o tempo de tirar a cutícula para a lixação ser feita no final", explica
Importante
Camila destaca que a água oxigenada deve ser a de 10 volumes, a mesma usada em ferimentos. Segundo a especialista, é importante sempre prestar atenção ao aspecto das unhas. "Se o método não ajudar a branquear as unhas, procure um médico, pois elas dizem muito sobre a nossa saúde", recomenda. (Fonte: Chic Glória Kalil)