Podemos dizer sem medo que o corretivo é o maior aliado das mulheres que sofrem com olheiras e outras manchas indesejadas na pele do rosto. Além de disfarçar as imperfeições e sinais, esse poderoso cosmético ainda uniformiza tons e ilumina seu rosto. Mas para aproveitar ao máximo as propriedades dos corretivos e não errar na produção é preciso saber usá-lo corretamente. Leia essa matéria e aprenda como.
Uma coisa deve ficar bem clara para as mulheres que já usam ou pretendem adotar o uso desse tipo de cosmético: o corretivo não é tratamento. De acordo com a maquiadora Tânia Silva, "o corretivo apenas disfarça as imperfeições da pele. A melhor maneira de tratar manchas, espinhas e olheiras são tratamentos como peeling, limpeza de pele e outros que já existem no mercado. Mas, quando seu objetivo é somente disfarçar, o corretivo e a base escondem bem e têm um efeito poderoso".
O tripé corretivo-base-pó compacto não sai da bolsa das mulheres mais vaidosas. E são itens fundamentais para manter a boa aparência da pele. "O corretivo disfarça manchas, a base uniformiza a pele e o pó retira a oleosidade, o brilho. Mas, quando a cliente tem rugas, o uso excessivo do pó compacto, ao invés de rejuvenescer, só envelhece mais, porque ele evidencia as falhas. Pode usar um pouquinho, para tirar o brilho excessivo. Aliás, a mulher mais velha não pode exagerar em nada na maquiagem. Tem que usar pouca base, pouco corretivo, pouco tudo", explica a maquiadora.
Existe corretivo líquido, em bastão, cremoso. Como saber qual escolher? Tânia ensina que "o mais indicado para mulheres que já sofrem com as rugas é o corretivo cremoso. Ele pode ser aplicado com um pincel especial, que espalha melhor o produto, do que usar os dedos. Já para a base, o ideal é que ela seja líquida. Ela é boa porque dissolve bem, não fica grossa na pele. Escolha também um pincel para aplica-lo, que é bem parecido com o que se usa para passar o blush".
Se o objetivo da maquiagem é disfarçar imperfeições e uniformizar o tom da pele, tenha muito cuidado na hora de escolher a cor do seu corretivo. "A melhor área para testar a cor dele é a mão, já que seu tom é parecido com o da pele do rosto. Mas também depende do que se quer disfarçar. Para disfarçar manchas escuras, como olheiras, o tom do corretivo tem que ser um pouco mais claro, mas nada demais", diz Tânia.
Achou que, depois de tantos produtos, seu rosto ficou com uma cor um pouco artificial? Não se preocupe. Tânia ensina um truque mágico. "Às vezes, depois de passar o corretivo e a base, dependendo do tom de pele da pessoa, a cor final pode ficar meio acinzentada. Existem no mercado, corretivos coloridos e escolher um vermelho pode ser uma boa ideia. Se não encontrar, pode usar um batom vermelho, que dá o mesmo efeito. Depois de aplicar o corretivo e a base, aplique um pouco do batom vermelho no rosto – um toquinho de nada –, para iluminar e, em seguida, o pó".
Para conseguir uma aparência impecável, não basta passar a maquiagem no rosto. O antes e o depois importam tanto quanto o durante. "Sempre limpe bem a pele do rosto e use um protetor solar antes de aplicar a maquiagem. Aí passe um 'primer' (creme que pode ser aplicado antes da maquiagem, pois retira oleosidade da pele e prolonga a durabilidade da produção), o corretivo, uma base e, por último, se quiser, o pó. Depois, não se pode esquecer jamais de retirar a maquiagem do rosto. Passe primeiro um demaquilante, que não tem álcool e retira o excesso de base, corretivo, rímel. Depois, aprofunde a limpeza com um adstringente, que limpa a oleosidade que o demaquilante deixa", ensina a maquiadora.