Todo empreendedor que almeja crescer e ampliar o seu negócio, sabe que precisa de colaboradores engajados, funcionários certos e nos lugares certos.
Para receber e atender bem aos clientes externos, é primordial uma atenção redobrada com os clientes internos e um cuidado especial com as ações abaixo:
Atitude: contrate atitude, depois você treina a habilidade. É fundamental perceber se as atitudes do funcionário convergem com os valores da empresa. Referências: outra dica indispensável é ligar para os empregos anteriores, principalmente para perguntar quais eram os pontos fortes e pontos fracos. Isso é essencial para saber se você suportará aquele defeito. Outro dia mesmo, um líder ligou num emprego anterior e escutou que aquele funcionário era muito engajado com as metas, mas apresentava como ponto negativo seguidos atrasos em reuniões e chegada no trabalho. Há líderes que não se incomodam com o atraso se ele atingir as metas, já para outros, o atraso é inaceitável.
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Pare para pensar. Qual foi a última vez que você treinou a sua equipe?
Hábito: lembre-se que só se conquista a excelência com qualificação constante. Quem: treine os novatos e, principalmente, os veteranos. Quem acha que sabe tudo não sabe nada. Utilize o treinamento como uma ferramenta de desenvolvimento, não apenas um ato de correção. Como: há várias formas simples e baratas de treinar o pessoal. Pode ser em palestra, curso online, páginas de livros, trechos de filmes (chamado/cine pipoca) e até com mensagens diárias via WhatsApp. Clima: torne o treinamento um entretenimento, ou seja, agregue conhecimento de uma forma alegre, descontraída e interessante.
Ninguém motiva ninguém, na verdade, o que ocorre é uma automotivação, mas o líder pode sim criar um ambiente motivador para que as pessoas que atuam com ele possam se automotivar.
Há 3 grupos de pessoas e o líder deve nortear suas ações para cada perfil:
Realização: são aqueles que se motivam com o desafio, são apaixonados por recordes e precisam de fatos novos. Afiliação: zelam pela harmonia. Não adianta fazer para eles, faça para as pessoas que eles gostam, colegas de trabalho ou familiares. Poder: buscam crescer na organização. São motivados quando reconhecidos em público e agigantam seus resultados ao serem elogiados.
A remuneração pode ser, fixa, varável, ou mista, ou seja, parte fica e parte é comissionada. A terceira opção costuma gerar melhores resultados, afinal, contratos baseados pela meritocracia e prêmio por desempenho, costumam impulsionar a performance do colaborador.
Não se limite a pagar uma comissão uniforme. Se possível, comece a variar os percentuais, podendo pagar uma comissão menor para os produtos e serviços de fácil comercialização ou de baixa lucratividade, e ampliando o percentual quando o item tiver uma maior rentabilidade para a empresa.
Seguindo esses 5 passos, a chance de compor uma equipe de sucesso é bem maior para poder delegar, dar autonomia para eles decidirem, afinal, quem pretende crescer sabe que precisa de gente boa para poder delegar. Reter talentos e empoderar a equipe será primordial para quem deseja crescer profissionalmente e alavancar o seu negócio.