Dormir é uma delícia e cada pessoa tem sua posição preferida, aquela na qual se sente mais à vontade e relaxada. Mas, dependendo da posição que se escolhe para dormir, o descanso pode ser comprometido e acarretar dores no dia seguinte. Segundo ortopedistas e fisioterapeutas, algumas posições devem ser evitadas, embora todas tenham pontos positivos e negativos. Confira a seguir o que tem de bom e de ruim em se dormir de barriga para cima, de lado e de bruços, segundo o site FitSugar:
1. Dormir de barriga pra cima
Pontos positivos: a posição é excelente para equilibrar o peso do corpo, mantendo os órgãos internos alinhados e prevenindo dor no pescoço e nas costas. Só não se esqueça de manter um travesseiro sob os joelhos para ajudar a manter o alinhamento adequado das costas.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Pontos negativos: se você ronca, é melhor mudar de posição, porque essa só piora o problema.
2. Dormir de lado
Pontos positivos: deitar de lado em posição fetal, com os joelhos dobrados e um travesseiro entre as pernas, pode ajudar a eliminar a tensão de suas costas. É importante usar um travesseiro para manter a cabeça em uma posição neutra. Uma vantagem adicional é que dormir sobre o lado esquerdo pode reduzir a azia.
Pontos negativos: se gosta de dormir assim, está com sorte. Não há contraindicações, já que segue a curvatura natural da coluna.
3. Dormir de bruços
Pontos positivos: quando você tem dor nas costas na parte inferior, dormir de bruços pode aliviar a pressão na área.
Pontos negativos: é a pior posição, com mais riscos. De acordo com o especialista em alinhamento Jonathan FitzGordon, dormir de barriga para baixo achata a curva natural na região lombar e mantém a cabeça virada para um lado durante toda a noite, distorcendo o alinhamento da coluna vertebral em seu pescoço. Também pode exercer uma pressão desnecessária sobre seus nervos, que fará com que sinta pontadas no dia seguinte. e acerte no travesseiro.
Para cada posição um tipo de travesseiro
Para ter uma boa noite de sono, além de dormir na posição correta, é importante escolher um travesseiro com altura e suporte apropriados ao seu corpo. Dessa forma, a coluna fica alinhada ao tronco, relaxando os músculos e melhorando a circulação.
De lado
O travesseiro deve ter uma altura que acomode perfeitamente a cabeça, formando um ângulo de 90 graus entre o pescoço e os ombros em relação ao colchão.
Recomendação: durma com os joelhos semiflexionados e com um travesseiro entre eles.
De costas
O travesseiro precisa ser baixo, para preencher o espaço entre a cervical e a nuca e evitar a hiperflexão do pescoço.
Recomendação: tente deixar os joelhos semiflexionados e use uma almofada embaixo deles, para descansar e apoiar a lombar.
De bruços
Esta posição não é aconselhada, pois prejudica a cervical e força o pescoço.
Recomendação: se não for possível mesmo dormir de outro modo, use um travesseiro baixinho sob a cabeça e outro embaixo do quadril. (Fontes: Terra / MdeMulher)