Dicas rápidas

Abandone cinco atitudes que prejudicam sua memória

17 nov 2012 às 10:19

Memorizar com precisão datas, nomes, fatos e acontecimentos específicos é o desejo de muitas pessoas. Poder não só lembrar, mas dar detalhes e informações precisar do que já passou. Algumas pessoas são capazes de fazer com muita facilidade esse resgate mental de fatos ou informações, porém, outras pessoas não conseguem. Há quem diga que tem ótima memória e que consegue se lembrar sem esforço, mas muitos não são tão bons de recordar assim.

A memória é a capacidade de acessar as informações guardadas. Com isso, é através do uso da memória que uma pessoa é capaz de se comunicar, se relacionar com as pessoas a sua volta, trabalhar, se divertir, etc.


Muitas pessoas buscam alternativas para melhorar o desempenho da memória, entretanto, deixar de lado alguns comportamentos que prejudicam o acesso às informações armazenadas pelo cérebro pode surtir mais efeito. Confira cinco atitudes que você deve abandonar para ter uma boa memória:


1. Deixe de lado a ideia de que quem faz duas coisas ao mesmo tempo é mais eficiente do que quem faz uma de cada vez. Fazer muitas coisas juntas atrapalha a memória. Se você quer memorizar melhor, preste atenção no que está fazendo com total concentração e foco. Ações paralelas independem o foco adequado para o resultado satisfatório.


2. Deixe a ansiedade para trás, treine até aprender a prática do relaxamento físico e mental, da meditação, e respiração tranquila e serena, assim a memória tende a ficar melhor.


3. Abandone os pensamentos negativos. Pensar de forma triste ou ruim só piora a vida e a memória. Se você está passando por algum período conturbado da vida e precisa de ajuda, não deixe de procurar um profissional adequado para orientá-lo a solucionar o que for preciso. Paz mental é fundamental para uma boa memória.


4. Evite fazer atividades sem intervalo. Se você é daqueles que fazem o que precisa ser feito sem dar uma pausa para descanso e reabastecimento de energia, saiba que isso tende a gerar desgaste e pode piorar a capacidade de memorização.


5. Pare de insistir com você em memorizar alguma coisa em momento de grande estresse. Situações extremantes estressantes dificultam o processo de gravar, recordar e processar a informação como um todo. Por isso, é importante cuidar da serenidade dentro do cotidiano de cada um. Afinal, a vida de modo geral é mesmo feita de muitos estímulos e acontecimentos.


Alerta


Algumas doenças como depressão, ansiedade, alterações hormonais são capazes de interferir na capacidade de memorizar os fatos e acontecimentos. É importante uma avaliação com um profissional qualificado para que não haja dúvidas de um possível diagnóstico e tratamento.

*Por Adriana de Araújo, psicóloga e autora do livro "Treinamento Pratico de Memorização" - Ed. Universo dos Livros. Saiba mais pelos sites www.treinamentopraticodememorizacao.zip.net e www.desenvolvimentoexcelencia.com.br.


Continue lendo