Curitiba - É o fim da era dos desenhos ruins da Marvel Comics! Bem, pelo menos é o que parece. Ultimate Avengers, the Movie é pura diversão. Baseado na versão mais realista dos Vingadores, do universo Ultimate, a animação, lançada em DVD nos Estados Unidos no último dia 21, tem tudo para iniciar uma franquia de sucesso na ''Casa das Idéias''.
Bem, o retrospecto da Marvel nas animações não é lá grande coisa. Apesar de cultuados -mais pela nostalgia do que pela qualidade- a tosquice dos desenhos (des)animados de Thor, Capitão América, Homem-de-Ferro, Hulk, entre outros, fez escola na empresa, que até então não tinha tanto cuidado no setor quanto sua concorrente, a DC Comics.
A Marvel até tentou, nos anos 90, versões de X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem-de-Ferro e até dos Vingadores. No entanto, os traços ruins e a ''mistureba'' de roteiros subaproveitados só agradava totalmente quem nunca tinha ouvido falar dos personagens. Do outro lado, Batman e Superman Animated abriram caminho para a sensacional Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, que atualmente tem vida própria, conta com força para manter seu próprio universo e histórias -claro tudo baseado nos clássicos ícones da DC Comics.
Ultimate Avengers é adaptação direta do primeiro volume de The Ultimates, batizado no Brasil como Os Supremos. Capitão América, congelado durante batalha na Segunda Guerra Mundial, é procurado pelo general Nick Fury para liderar um bando de superseres, que, com o tempo, tornam-se problemas muito maiores que seus próprios inimigos, a exemplo de Hulk.
O desenho manteve o tom da revista: Capitão América ainda não consegue se adaptar em mundo que mudou muito durante os 60 anos em que ficou congelado; Hank Pym, o Gigante, ganhou mais personalidade, deixou de ser um cientista ''caxias'' e virou um temperamental marido ciumento; Thor deixa um pouco de lado seu inglês difícil e vira um fanfarrão, mais parecido com a mitologia nórdica; Bruce Banner não é o nerd inteligente bonzinho que costumamos conhecer e por aí vai.
O traços ficaram bons, as cores agradam, o som e as vozes dos atores também encaixaram perfeitamente. Os roteiristas aproveitaram quase tudo que o primeiro volume de The Ultimates tem e souberam incorporar detalhes clássicos dos personagens. A sequência da batalha entre o grupo e Hulk, a exemplo dos quadrinhos, é impressionante, empolgante. O DVD ainda não tem previsão de lançamento no Brasil e vem com extras, detalhes sobre produção, jogo em DVD-Rom e outros aperitivos. A continuação do longa, de 72 minutos, já está em produção e vai introduzir outras caras conhecidas nas revistas, como o Pantera Negra.
Pequenos Milagres - O que dizer de Will Eisner? Bem, sobre o autor seria muito repetitivo chamá-lo novamente de mestre. Mas como nesse caso não me importo de ser repetitivo, chamá-lo-ei de mestre novamente. Incrível como a cada leitura de suas obras é possível redescobrí-lo e admirar seu talento em manipular a narrativa.
Pequenos Milagres, lançamento da Devir Livraria, trata sobre aqueles momentos improváveis de acontecerem, mas que acabam se tornando realidade. São pequenos contos sobre o cotidiano, sobre emoções de pessoas comuns, que tornam-se extraordinárias nas mãos de Eisner.
Mais uma vez, a narrativa simples, sintética e extremamente funcional são o forte do autor. Algumas páginas da edição nacional trazem uma impressão um pouco borrada e as letras às vezes não funcionam com os desenhos. Mas nada que atrapalhe a leitura de mais uma obra fundamental do mestre, falecido no início do ano passado.
Serviço: Pequenos Milagres, de Will Eisner, é publicado no Brasil pela Devir Livraria. A edição tem formato 19,4 x 25,5 cm, com 112 páginas. O álbum pode ser encontrado apenas em livrarias e lojas especializadas, a R$ 27.
O povo quer saber: por que o Cartoon Network não reprisa os capítulos de Liga da Justiça Sem Limites enquanto prepara a estréia da nova temporada?
O povo quer saber - parte II: o Capitão América nunca poderá se tornar coronel? E como ele se tornou capitão sem sequer ser promovido a cabo? CPI no Capitão a-go-ra!
A revistas citada acima pode ser encontrada em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.
Música+Quadrinhos: Hellacopters+The Ultimates