Curitiba - Ele é grande, verde, extremamente forte e muitas vezes tachado como super-herói politicamente incorreto. Não, não se trata do Hulk e sim de um personagem tido como clone do Gigante Esmeralda, que, com o passar do tempo, ganhou a admiração do público. Savage Dragon volta a ser publicado no Brasil, pela editora HQ Maniacs, com edição especial sobre sua origem, revelada há pouco tempo nos Estados Unidos.
Savage Dragon faz parte da ninhada resultante da revolução feita pela Image Comics em 1992. Cansados de verem suas crias serem exploradas sem a devida remuneração por isso, um grupo de artistas ascendentes resolveu criar sua própria editora. Entre eles, Todd McFarlane (Spawn), Jim Lee (Wild C.A.T.s), Marc Silvestri (Darkness), Jim Valentino (Shadowhawk) e Erik Larsen (Savage Dragon). Todos unidos para lançar mensalmente revistas tradicionais de super-heróis, cheios de clichês que todos os fãs do gênero adoram.
A proposta não durou muito tempo, dez anos depois vários títulos foram cancelados (como Gen 13), os estúdios independentes do selo dissolveram-se ainda mais e hoje a Wildstorm, de Jim Lee, pertence à DC Comics. Muitos dos então resistentes artistas voltaram a produzir para as majors e somente McFarlane continua com certa resistência, ainda que branda.
Larsen, que fez fama como ''seguidor de McFarlane'' na revista do Homem-Aranha, lançou então um policial durão vindo do espaço, o Savage Dragon. Imagine o Bruce Willis de Duro de Matar mesclado com o Hulk e piadinhas. Isso é um pouco do que se trata.
Nesta edição de retorno ao Brasil, a história gira em torno de uma nave extraterrestre que chega à órbita da Terra. Os alienígenas precisam de um novo planeta para habitar e, no iminente confronto durante a invasão, os seres do espaço batem de frente com Savage Dragon, que, ''surpreendentemente'', é bem parecido com seus oponentes.
Bem, se o roteiro não é assim original, vale pelos desenhos: Larsen tem uma deliciosa narrativa veloz e traços bem estilizados, quase cartunescos. Ah, a edição também refresca a memória sobre a história toda e conta com um posfácio do próprio criador.
Serviço: Savage Dragon, com roteiro e arte de Erik Larsen, introdução de Daniel Skavicius e posfácio de Larsen. Formato americano, com 28 páginas a R$ 5,90.
O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.