Quadrinhos

Sandman volta a ser publicado em álbum de luxo

12 mai 2005 às 11:00


Curitiba - Ao entrar em uma loja especializada de quadrinhos a partir desta semana você provavelmente vai deparar com a realização de um sonho antigos de milhares de brasileiros e talvez com a melhor publicação do ano. A Conrad finalmente vai trazer todas as edições de ''Sandman'', o Mestre dos Sonhos, de forma regular e em álbuns de luxo, como bem merece a melhor história seriada de todos os tempos, do genial escritor britânico Neil Gaiman.

A trama de ''Sandman'' já foi explicada por aqui pelo menos meia dúzia de vezes mas como a história é bacana e sempre tem gente conhecendo o universo dos Perpétuos agora, aí vai novamente: Sandman, ou Morpheus, faz parte de uma problemática família de entidades que cuidam das várias esferas da realidade. Obviamente, seu plano de ação se passa no Sonhar. Sua trajetória é narrada sob o manto misterioso de Gaiman, que trabalhou de forma autêntica e inteligente com elementos mitológicos, além de fantasia e horror gótico, impregnados de influência shakespeariana.


O início de tudo está em ''Prelúdios e Noturnos'', arco em oito edições em que Sandman, após ser aprisionado, retorna e precisa reaver seus pertences, além de reestabelecer o Sonhar. A primeira batalha com Lúcifer, o encontro com John Constantine e a primeira aparição de uma de suas irmãs, a Morte, foram encadernados em uma só edição, como os famosos ''tradepaperbacks'' norte-americanos (ou TPs, para os íntimos).


A série foi publicada na íntegra por aqui -75 números mais especiais- pela editora Globo, do início a meados de 90. No entanto, a falta de regularidade e falhas na tradução deixaram muita gente com a coleção pela metade e irritaram quem esperava ansiosamente a cada mês (que muitas vezes tornavam-se meses) por mais um capítulo da saga. Outras empresas bem que tentaram, mas deixaram os leitores na mão novamente ao longo dos anos. A última foi a Brainstore, que chegou a publicar material de luxo, porém, faliu no meio do caminho.


A Conrad dá a segurança que outras não deram justamente pela seriedade que dá ao material: capa dura, folha de rosto de plástico, miolo com papel especial, impressão com a recoloração (como nos TPs gringos), ilustrações inéditas, prefácio de Neil Gaiman escrito especialmente ao público brasileiro, palavras da editora da Vertigo, Karen Berger, entre outros detalhes que enriquecem ainda mais as 252 páginas do encadernado.


O Grito do Povo - Essa é uma edição que provavelmente não seria lançada no Brasil se os tempos fossem outros. A popularização do quadrinho -especialmente devido à enxurrada de adaptações- aumentou o número de leitores e até mesmo obras de arte como essa, bastante apreciadas na Europa, chegam aqui no mesmo formato, de luxo, também pela Conrad.


Em ''O Grito do Povo: Os Canhões do 18 de Março'', o escritor francês Jean Vautrin e seu compatriota ilustrador Jacques Tardi trazem um relato histórico sobre a queda das tropas lideradas por Napoleão III contra a Alemanha, a partir de 1860, e a mobilização das classes marginalizadas em defesa da França.


Inicialmente escrito em prosa, a história foi adaptada para os quadrinhos com certa dificuldade pelos autores. Prova disso é a redundância entre texto e imagens em várias passagens. Mas isso não chega a estragar a narrativa, que aponta diversos momentos de genialidade de Tardi e seus desenhos feitos à bico de pena, extremamente bonitos e eficientes.


A ousadia da editora é empolgante, principalmente pelo acabamento do álbum, que vem com capa cartonada, impressão de qualidade em papel especial brilhante e um envelope protetor muito belo.


Serviço: ''Sandman: Prelúdios e Noturnos'', tem formato 19 x 28,2 cm, capa dura e 252 páginas, a R$ 60. ''O Grito do Povo: Os Canhões do 18 de Março - Volume 1'', com capa cartonada e envelope protetor, tem formato 29,5 x 23,4 cm e custa R$ 45.


Música+Quadrinhos: Portishead+Sandman

Os dois álbuns podem ser encontrados na Itiban Comic Shop, em Curitiba: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41)-232-5367


Continue lendo