Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Originais e simples

17 abr 2002 às 09:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Quem nunca fez aqueles desenhos toscos de palito e ficou se lamentando porque não sabe desenhar? Mas, para provar que histórias em quadrinhos não são apenas feitos de desenhos bem trabalhados e multicoloridos, Matt Feazel dá uma verdadeira aula de arte seqüencial com seus minicomics feitos com bonecos de palitos.

Matt Feazel ficou conhecido por ser o maior produtor de minicomics - edições de bolso de quadrinhos de baixo custo - dos Estados Unidos. Ele vive em Detroit e se destacou justamente por priorizar a narrativa de suas histórias em detrimento de um desenho tido como "trabalhado".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, engana-se quem despreza seu trabalho por se tratar de um estilo menos "pomposo". Para começar, ele conhece como poucos os segredos de manipular o tempo e o espaço em arte seqüencial.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


Nas HQs, a narrativa é composta por dois elementos básicos: desenho e texto. Feazel, de cara, propõe a identificação por meio de seu desenho simples: como já citou McLoud em seu ótimo Desvendando os Quadrinhos, uma pessoa procura os meios culturais para se ver (Hitchcock dizia que o cinema é a "janela para a vida") e nada mais parecido com qualquer um do que um rosto feito de círculos e linhas simples. Um rosto tridimensional parece mais com qualquer outra pessoa do que com você mesmo.

Publicidade


A informação textual nos minicomics de Feazel flui com facilidade e de maneira independente, mas complementar à arte. Nunca um sobrepõe o outro e os desenhos, aparentemente simples, dão conta, de forma minimalista, de descrever as ações dos personagens. Isso permite que o autor tenha total controle da narrativa e chegue a brincar com o espaço e tempo de suas histórias. Em uma delas o leitor pode chegar a várias conclusões diferentes sem que Feazel mude drasticamente a diagramação dos quadros. Tudo é sugerido através dos textos e desenhos.


Justamente por se tratar de edições de bolso e baixo custo, a forma independente de criar, vender e distribuir transformou os minicomics de Feazel um dos maiores sucessos do meio alternativo de quadrinhos dos EUA. Os trabalhos mais conhecidos do autor são Cynicalman, Cute Girl e Antisocialman, que já rodaram os EUA inteiro em edições de U$ 0,50 a U$ 1,50. Suas histórias sempre buscam o humor no cotidiano norte-americano e as paranóias urbanas.


No Brasil, o autor ficou conhecido através da série de animação MTV Liquid Television, com seu impagável Teatro dos Palitos. Infelizmente não há publicações de Feazel no Brasil. Mas você pode dar uma olhada no trabalho do cara através deste-->site.

Música+Quadrinhos: Elvis Costello+Cynicalman


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo