Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novo Código Civil em quadrinhos

03 jul 2003 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


De acordo com a classe jurídica, o Código Civil Brasileiro, redigido em 1916 e atualizado no ano passado, é o ''conjunto de leis que define a pessoa e as relações dela com a sociedade''.

Ainda que o próprio texto não seja assim tão abrangente para que essa definição realmente aconteça na realidade, o livro contém informações muito importantes sobre os direitos e deveres do cidadão brasileiro. E, por incrível que pareça, a maioria absoluta da população não tem acesso ou sequer tem instrução suficiente para interpretar os complexos termos jurídicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para resolver parte desse problema, a jornalista, advogada e artista plástica carioca Denise Cárdia Saraiva resolveu usar as histórias em quadrinhos para simplificar os inúmeros artigos e responder às perguntas mais frequentes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


A iniciativa surgiu quando a autora ainda estudava o curso de Direito. Denise resolveu unir a paixão pelos quadrinhos à necessidade de facilitar a compreensão sobre a área jurídica. ''Sempre gostei de desenhar, desde criança, e na faculdade de Direito, entre uma aula e outra, eu fazia esboços e as pessoas começaram a se interessar pelo material'', lembra.

Publicidade


Ela então reuniu no livro Direito Penal Ilustrado todos os artigos do livro com referências gráficas. ''Fiz um resumo do que era mais importante de cada artigo e, com os quadrinhos, ficou mais fácil entender o conteúdo. Hoje até os professores e alunos utilizam os livros como base do aprendizado na faculdade'', assegura.


Porém a aceitação do material não foi fácil, principalmente devido à resistência do corpo docente. ''Eles, com suas linguagens rebuscadas, achavam que o livro vulgarizava o Direito, que não poderia se tornar 'tão simples assim'. Mas depois dos bons resultados obtidos, acabaram aprovando.''

Publicidade


Com o sucesso da primeira coleção de livros ilustrados sobre Direito Penal, Denise, então, decidiu aplicar o mesmo método para o Direito Civil, com as atualizações no Código Civil Brasileiro. ''Assim eu também consegui abrir a série não só para os estudantes mas também para o público em geral, que tem dificuldades para entender. Até mesmo as crianças têm procurado os livro'', afirmou.


E ela já tem planos para incentivar ainda mais o uso dos quadrinhos para fins didáticos. ''Quero também transformar as regras sobre a língua portuguesa em quadrinhos. Ficaria mais fácil aprender gramática, por exemplo, através de histórias em quadrinhos'', aposta.

Serviço: Direito Civil Ilustrado revisado é uma publicação da editora Edições Ilustradas, ao preço de R$ 29,00 por cada volume. Nos três volumes iniciais a autora trata da Parte Geral do Código Civil, e os 232 artigos estão divididos em: Livro I - Das Pessoas (126 páginas), Livro II - Dos Bens (84 páginas) e Livro III - Dos Fatos Jurídicos (304 páginas). A Parte Especial conta com cinco volumes: Livro I - Do Direito das Obrigações, Livro II - Do Direito de Empresa, Livro III - Do Direito das Coisas, Livro IV - Do Direito da Família e Livro V - Do Direito das Secessões. A trilogia Direito Penal Ilustrado foi lançada pela Editora Destaque, ao preço de R$ 38,00 por cada volume.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo