Ela é forte, decidida, temperamental e dá um pau em todos os meninos da rua. Você pode pensar em várias garotas que conhece e, com certeza, todas elas têm alguma semelhança com Mônica. Por isso mesmo, a personagem ganhou o carisma de leitores de qualquer sexo ou idade e, para comemorar os 40 anos de sua criação, a editora Globo lança uma edição comemorativa para contar a trajetória da mocinha.
Tudo começou com um rapaz sonhador, bastante criativo e talentoso, com suas histórias simples e cativantes. Maurício de Sousa nasceu em Santa Isabel, no interior paulista, em 1935 e começou a fazer ilustrações para ajudar os pais nas contas de casa. Mais tarde, buscou em Mogi das Cruzes algum jornal que publicasse seu trabalho e acabou passando em um teste na Folha da Manhã, em São Paulo, como repórter da página policial.
Cinco anos depois, em 1959, surgiu a oportunidade de largar a vida de jornalista para publicar as primeiras tirinhas, do Bidu e do Franjinha. O então repórter não pensou duas vezes e passou a se dedicar somente aos quadrinhos. E deu certo. Em 1970 suas criações já chegavam a mais de 200 jornais e a revista da Mônica fazia sua estréia com tiragem de 200 mil exemplares.
Não demorou muito e a turminha, liderada por Mônica, passou a ser sinônimo de entretenimento rápido e barato. Os gibis se espalharam por todos os cantos, nas bancas, em hospitais, consultórios odontológicos, salões de beleza e qualquer outro lugar onde as pessoas pudessem precisar de um passatempo agradável e bem-humorado. A razão é a fácil identificação dos personagens, sempre em traços simples, que foram criados a partir de pessoas próximas do autor. Mônica, por exemplo, foi baseada na própria filha de Maurício de Sousa, que, segundo o criador, ''tem um gênio difícil''.
E suas histórias foram além do que o próprio autor teria imaginado quando deu origem àquela turminha inocente. Transformou-se não só em entretenimento quanto uma poderosa criação brasileira na arte sequencial e hoje é utilizado para fins didáticos e também em campanhas educativas. A marca criada por Maurício de Sousa é hoje comparada aos clássicos personagens da Disney e abocanha milhões de reais com as revistas e produtos licenciados, como bonecos, parques temáticos, peças de teatro, animações, canecas e camisetas.
Na edição comemorativa, os fãs vão poder ter acesso às histórias produzidas pelo próprio Maurício de Sousa. Atualmente o autor apenas gerencia os ilustradores e escritores das revistas. São 112 páginas com entrevista com o autor, a história da origem de Mônica, uma mostra do processo de criação das histórias, as primeiras tiras do Anjinho e do Penadinho, entre outras coisas. Uma das novidades trazida na revista é o anúncio de Maurício de Sousa sobre a volta da turminha ao cinema, com o filme Cine Gibi Turma da Mônica. O artista tinha desistido de investir no setor no início dos anos 90 porque não podia competir com a invasão crescente dos animes, os desenhos japoneses. Além disso, o mercado brasileiro não suportava esse tipo de investimento e, com tecnologia bem aquém da usada pelos concorrentes, a equipe montada por Maurício de Sousa logo foi diluída.
A revista Edição Comemorativa Mônica 40 Anos tem o formato 17,5cm x 13,5cm, com 112 páginas, e pode ser encontrada em qualquer banca, ao preço de R$ 6,50. A edição complementa o álbum de luxo As primeiras histórias da Turma da Mônica, com o traço original, lançado na 17ª Bienal do Livro de São Paulo, realizado até a semana passada.
Música+Quadrinhos: Saturday Morning Cartoon+Edição Comemorativa Mônica 40 Anos