Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mondo Bizarro

15 set 2005 às 11:00

Compartilhar notícia


Bizarro Comics satiriza os super-heróis da Liga da Justiça
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Curitiba - Quando ele foi criado, como uma cópia do Superman ''do avesso'', em 1958, ninguém poderia imaginar que o personagem protagonizaria uma das edições mais bem-humoradas de todos os tempos nos quadrinhos. Bizarro agora é celebridade. Culpa do álbum ''Bizarro Comics'', lançado recentemente no Brasil pela editora Opera Graphica, que reúne artistas consagrados e nomes de peso da cena underground norte-americana escrachando o universo dos super-heróis da editora DC Comics.

Para ter uma idéia da veia cômica da edição é só dar uma olhada em alguns dos autores: Matt Groening (Simpsons), Gilbert Hernandez (Love & Rockets), Eddie Campbell (From Hell), Kyle Baker (Homem Elástico) e outros não tão conhecidos no mainstream mas bastante prestigiados entre indies, como Dave Cooper, Andi Watson, Sam Henderson e Ivan Brunetti.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O mote da edição não poderia ser mais infame. O irritante Mr. Mxyzptlk, autodenominado aqui como ''um capetinha da quinta dimensão'', torna-se imperador e é desafiado por um ridículo ser chamado ''A''. Ele recorre então a uma das versões do Superman, o Bizarro, que começa a fazer quadrinhos com um talento nunca antes visto para transformar o dia heróico da Liga Justiça em uma comédia pastelão.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


Veja, por exemplo, o Aquaman entrando numa fria porque ''ficou de mal'' com a Liga da Justiça e os seres do mar; A Mulher Maravilha em um dia típico das ''Mulheres Alteradas'' da argentina Maitena; e a estúpida morte de J'onn J'onn, o Ajax, Caçador de Marte. Hilário, no mínimo.

Publicidade


A edição nacional, apesar de alguns erros de grafia, tem um belo acabamento, com capa dura e páginas envernizadas. O livro também vem com interessantes minibiografias de cada autor que participou do encadernado, vencedor dos prêmios Harvey e Eisner Awards, em 2001, por ''Melhor Antologia de Quadrinhos''.


Badlands - O Fim do Sonho Americano: A Devir Livraria republica o álbum que lançou em 2003, em homenagem aos 40 anos da misteriosa morte do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy. Em ''Badlands'', o escritor Steven Grant e o ilustrador Vince Garrano juntam as peças para mostrar mais um capítulo das teorias de conspiração em torno do assassinato até hoje sem uma explicação absoluta.

Publicidade


Como bem ilustra a sinopse do livro, Badlands tem como protagonista Conrad Bremen: um sujeito normal que acaba de cumprir pena por roubo de veículos mas que acaba se envolvendo em uma série de enrascadas. Em primeiro lugar, tem um amigo encrenqueiro que detesta Beatles; além disso, Bremen trabalha para um importante produtor de petróleo, cheio de amizades nada confiáveis. Sem contar o caso com a filha do patrão e a perseguição do FBI e da CIA. Por último, o Presidente Kennedy, que insiste em ficar na mira de seu fuzil.


O roteiro de Grant é bem amarrado e demonstra muita pesquisa e precisão na narrativa, que busca um pouco o tom cinematográfico das produções das décadas de 60 e 70. O prefácio de Jonathan Vankin, um estudioso sobre a morte de JFK, e o posfácio do próprio escritor enriquecem a edição e reforçam a tese discorrida durante a história.

Publicidade


A arte de Giarrano é bastante competente, ainda que busque uma narrativa demasiadamente simples, no estilo clássico, talvez para reforçara idéia de que a história se passa há 40 anos. Giarrano tem um estilo forte, com uso apenas de pincéis e penas, o que valoriza bastante os traços, em tom mais realista mas sem deixar de utilizar a liberdade gráfica que os quadrinhos dão para exagerar algumas sequências.


Serviço: Bizarro Comics, tem formato 17,5 x 26,5 cm, com 240 páginas, ao preço de R$ 69. Badlands - O Fim do Sonho Americano, tem 144 páginas, no formato 17 x 26 cm, e custa R$ 23.


Ambas as publicações citadas acima podem ser encontradas em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Música+Quadrinhos: Ramones+Bizarro Comics


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo