Curitiba - Hulk versus Superman. Homem-Aranha versus Batman. X-Men versus Liga da Justiça. Marvel versus DC Comics. As duas maiores editoras de quadrinhos do mundo brigam há anos pelo domínio do mercado e, enquanto a Marvel se dedica mais a trazer seus personagens para outras mídias, como o cinema e os videogames, a DC se prepara para mais uma ano de soberania nas publicações.
A briga entre as duas não é tão evidente no Brasil, já que ambas são publicadas pela mesma editora, a Panini Comics. No entanto, nos Estados Unidos, e principalmente entre os piás de prédios fanboys (leia-se fanáticos por quadrinhos), a rivalidade é tão grande quanto um Atlético e Coritiba, Palmeiras e Corinthians ou Flamengo e Vasco. Não há exatamente uma mais vitoriosa que a outra, principalmente porque os números de venda oscilam, o alto faturamento é semelhante e altas cifras nem sempre são sinônimo de qualidade (principalmente num país em que um nerd compra uma revista mesmo que não goste dela). Mas, cada um gosta é de proteger seu herói favorito, seja o Lanterna Verde ou o Surfista Prateado.
Até agora, a ''Casa das Idéias'', que guarda para este ano o lançamento de ''Quarteto Fantástico'', sai na frente com relação às adaptações para a sétima arte. Para ter uma idéia, as películas de ''X-Men'', ''Homem-Aranha'', ''Hulk'', ''Justiceiro'' e ''Blade'' garantiram algo em torno de US$ 15 bilhões em bilheterias, DVDs e afins, sem contar o faturamento com royalties de videogames. A DC quer retornar ao jogo, depois das tentativas frustradas na década de 90 e começou bem, com o selo adulto Vertigo. ''Constantine'' somou até agora US$ 181,04 mi e, ''Batman Begins'', ''Watchmen'', ''V de Vingança'' e ''Superman Returns'' devem acirrar ainda mais o duelo.
Porém, se Avi Arad, produtor da Marvel, consegue transitar facilmente e com sucesso em outras mídias, o mesmo não acontece nas publicações e o editor-chefe da DC, Dan Didio, está rindo à toa. A DC sempre tentou fazer de seu universo o mais coeso possível, com histórias como ''Crise nas Infinitas Terras'' e ''Zero Hora'', responsáveis para manter os heróis convivendo da forma cronológica e espacial coerente (o que dificilmente acontece com a Marvel). Além de alinhar as revistas, a estratégia traz interessantes abordagens, o que pode até mesmo ser encaradas como material de vanguarda em pleno universo selvagem da indústria cultural.
Foi o que aconteceu no ano passado e deve acontecer nesta temporada também. A DC trouxe ''Identity Crisis'', uma bela reflexão sobre a vida dos heróis mascarados, enquanto a Marvel retrucou com ''Avengers Disassembled'', que, de forma parecida, mas menos autêntica, reúne os principais ícones da editora em uma grande crise. Em 2005, os arcos da DC soam ainda mais promissores.
A Marvel terá somente ''House of M'', mais uma guerra que envolverá a família de Magneto contra os Vingadores e os X-Men. Desta vez, Wanda, a Feiticeira Escarlate pirou e quer alterar a realidade. A Casa das Idéias também lançará a série ''Nemesis'', insignificante, já que o vilão foi criado somente para protagonizar um videogame.
Por outro lado, a DC vai publicar ''Countdown to Infinite Crisis'', uma contagem regressiva para uma espécie de ''Crise nas Infinitas Terras 2'' -a ser lançada no ano que vem-, com a morte de um personagem muito querido, principalmente para quem acompanhou a Liga da Justiça no início dos anos 90. De quebra, traz novas abordagens sobre os vilões, em ''Villains United'', ressonâncias de ''Identity Crisis'' no ''The Omac Project'', além da nova série do Lanterna Verde Hal Jordan, entre outras coisas.
Bem, vitórias e derrotas à parte, a batalha entre Marvel e DC Comics continua. É certo que as revistas só devem chegar por aqui no ano que vem e os filmes continuam incentivando mais leitores, espectadores e produções. E, enquanto as duas brigam, seja no cinema ou nos quadrinhos, quem agradece são os fãs.
Estréia aguardada - A nova fase do desenho animado da Liga da Justiça finalmente vai chegar ao Brasil. "Liga da Justiça Sem Limites" (Justice League Unlimited) vai estrear no sábado (02/04), às 14 horas, no canal pago Cartoon Network. O primeiro episódio já vai trazer a esperada participação do impagável Arqueiro Verde e de Supergirl. A promessa dos produtores é aumentar, e bastante, o volume de heróis que salvam o mundo nas telinhas, assim como acontece no universo DC.
Música+Quadrinhos: Pavement+Countdown to Infinite Crisis
Todas as revistas dos heróis Marvel e DC Comics podem ser encontradas na Itiban Comic Shop, em Curitiba: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41)-232-5367.