Curitiba - Quem é fã de tiras cômicas, no melhor estilo de Peanuts ou Calvin & Haroldo, vai adorar. O primeiro volume do consagrado ''Liberty Meadows'' está disponível nas prateleiras, pela HQM Editora. A edição especial vem em formatão e cheio de extras.
O que é Liberty Meadows? Bem, é uma reserva natural criada para abrigar os pobres animaizinhos que não podem mais voltar ao habitat natural. E é palco das situações irreverentes nas tiras criadas pelo norte-americano Frank Cho, que rodou vários jornais nos Estados Unidos até reunir o material -parte de suas criações chegou a ser censurada devido ao teor, digamos ácido- em volumes, a partir de agora disponíveis no Brasil pela HQ Maniacs.
A história gira em torno de personagens bastante carismáticos: a voluptuosa e atraente psiquiatra Brady; o veterinário ''virgem-de-30-anos'' Frank, que morre de amores por Brady; o sapo hipocondríaco Leslie; Ralph, o ursinho rabugento; Truman, um patinho atrapalhado; e Dean, um porco fumante muito louco. Sim, aqui os animais falam, mas não como os da Disney. Eles são mais engraçados, espertos e bastante irônicos.
Frank Cho ficou conhecido após fazer um bom trabalho na revista/fanzine ''University2'' e depois se popularizou por desenhar figuras femininas. A arte-final suave em nanquim, que capta como poucos a sensualidade e a leveza da anatomia sem ser vulgar, levou-o a ilustrar ''Shana, She-Devil'', da Marvel Comics, assim como algumas histórias do Homem-Aranha, Vingadores e também quadrinhos de terror.
Mas sua obra autêntica é mesmo Liberty Meadows. Simplesmente porque o autor consegue utilizar elementos de narrativa de quadrinhos em um espaço mínimo e usa seu belo traço com eficiência. Para ter uma idéia, junte um pouco de técnicas de animação com a fluidez da narrativa de Bill Plympton (''Aliens Mutantes''), acrescente aquele carisma da turma do Charlie Brown ao estilo inteligente e sofisticado de Calvin & Haroldo com o sarcasmo de... Bem, com o sarcasmo de Liberty Meadows. As tiras de Cho exploram também coisas da cultura pop e às vezes podem parecer um pouco distante de parte dos leitores dos brasileiros, já que nem todo mundo está acostumado ou gosta desse tipo de ironia.
A edição nacional é bela, com uma capa protetora e formatão de fazer inveja, com 23 x 30 cm. O papel brilhante de gramatura fina vaza um pouco a arte da página seguinte mas não chega a atrapalhar a leitura. Os extras são pra lá de interessantes, com as capas originais coloridas e apêndice com informações sobre as dezenas de referências à cultura pop espalhadas nas páginas do livro.
Serviço: Liberty Meadows - Livro 1: Éden. Formato 23 x 30 cm, com capa protetora colorida e miolo preto-e-branco. Tem 128 páginas e custa R$ 32,90.
O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.