Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lançamentos celebram bom momento do mercado nacional de quadrinhos

07 jul 2005 às 11:00

Compartilhar notícia

Nao vive em um mundo aquático, em Aquablue: bem mais interessante e curioso do que a porcaria do filme Waterworld - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Curitiba - O mercado nacional de quadrinhos nunca viveu um período tão rico e amplo nas bancas, que abrigam material de qualidade e para todos os tipos de gostos atualmente. Prova disso é o relançamento de uma obra-prima, ''Maus - A história de um sobrevivente'', do jornalista norte-americano Art Spiegelman, e a publicação da francesa ''Aquablue'', pela Ediouro, que agora está apostando no setor.

''Maus'', que significa ''rato'' em alemão, narra mais uma das incontáveis histórias de sobrevivência durante a perseguição nazista aos judeus. Vladek Spiegelman, pai de Art, o autor, é um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. A partir daí, Art utiliza das sutilezas do quadrinhos (como a zoomorfização dos personagens - os judeus são ratos e os nazistas são gatos) para contar, com muita sensibilidade, o sofrimento dos fugitivos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Lançada pela primeira vez no Brasil, em 1986, a história teve uma segunda parte, publicada em 1991. Um ano depois, o livro ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura. E é exatamente aí o maior trunfo de Spiegelman: ele foi determinante para que os críticos passassem a considerar os quadrinhos como uma forma de veicular literatura, com a fusão entre as duas linguagens, já anunciada por autores independentes nos anos 60 e 70.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


''Maus'' nunca mais teve uma nova edição, o que vinha frustrando bastante os leitores, já que os livros esgotaram há tempos e nem mesmo era possível encontrá-los em sebos. A republicação une os dois volumes lançados anteriormente e traz algumas informações a mais sobre a obra, além de uma nova tradução. Uma boa chance para quem quer ler quadrinhos adultos, com veia literária e de um dos jornalistas mais ativos nas críticas feitas durante os ataques terroristas de 11 de setembro.

Publicidade


Aquablue - Imagine se o filme ''Waterworld'', com o intragável Kevin Costner, tivesse uma trama mais divertida, personagens carismáticos e um mundo mais interessante, curioso. Então você pode contemplar o lançamento da editora carioca Ediouro, que, depois de ''Star Wars'', aposta no quadrinho europeu em formato popular no Brasil.


No melhor ''estilo Superman'', uma nave chega do espaço com o bebê Nao nos oceanos de Aquablue. A criança, acompanhada no espaço durante oito anos por uma babá andróide, vê-se obrigada então a crescer entre nativos do mundo estranho, uma mistura de ''Mowgli'' e ''Tarzan'' com ficção científica. Mais tarde, visitantes terráqueos chegam para ameaçar a paz no planeta, o que leva Nao a agir para defender o povo que o adotou.

Publicidade


A série, criada no final dos anos 80, por Thierry Cailleteau (roteiro) e Olivier Vanne (ilustrações), ganhou prêmio no Festival Internacional de Angoulême, na França, em 1989, e segue a linha de quadrinhos europeus: boa arte e trama engajada, que critica a devastação da natureza pelo homem e a disputa política pelo poder. A novidade é que, normalmente, esse tipo de publicação chega com preço alto no Brasil. A Ediouro, que também trouxe o épico celta ''Arthur'' e promete a sci-fi italiana ''Nathan Never'', tem explorado publicações pouco presentes nas prateleiras nacionais, com um preço mais acessível.


Serviço: ''Maus - A história de um sobrevivente'' é editado pela Companhia das Letras, com 296 páginas, no formato 15,70 x 22,50 cm, ao preço de R$ 39. ''Aquablue'', da Ediouro, é série mensal com 48 páginas, no formato magazine (21 x 28 cm), e custa R$ 5,90.


Todas as publicações citadas acima podem ser encontradas em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Música+Quadrinhos: Die Toten Hosen+Maus


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo