Quadrinhos

Kafkaniano e kuperiano

31 dez 1969 às 21:33

Curitiba - Um foi um dos maiores escritores do início do século XX e o outro, quase cem anos depois, é um dos artistas mais engajados e surpreendentes de sua geração. A união entre os dois acontece novamente, de forma simbiótica e naturalmente perturbadora, em ''Desista!'', uma coletânea de textos de Franz Kafka adaptada para os quadrinhos pelas mãos de Peter Kuper.

A maioria das pessoas já conhece a história de Kafka, um jovem formando de Direito que usou as palavras para transformar a Literatura, torná-la ''moderna'', criar um estilo próprio realista e ao mesmo tempo metafórico (''kafkaniano''), ao descrever as preocupações, a angústia e a sensação de opressão no cotidiano da selva de pedra urbana, crescente desde a virada do século XIX. O autor checo, nascido em Praga, morreu cedo, aos 40 anos, vítima de uma tuberculose.


Peter Kuper é mais conhecido por suas tiras cômicas dos espiões inimigos da revista Mad, ''Spy vs Spy'', de criação do cubano Antonio Prohías. O quadrinhista, de 50 anos, tornou-se um dos mais engajados de sua geração: logo no início da carreira refletiu sobre a guerra na antologia ''World War 3 Illustrated'', investiu no material alternativo e um pouco mais tarde ganhou respeito de editores, passou a publicar material em revistas como Time, Newsweek, Businessweek and The Progressive e The New York Times.


Kuper já havia demonstrado sua insatisfação com o ''american way of life'' e o estilo de vida proposto por grandes corporações em larga escala por meio do ácido ''O Sistema'', uma história sem texto e cheia de significados publicada pela DC Comics/Vertigo (no Brasil pela Editora Abril), em 1997. Em 2003, o autor publicou a adaptação do mais famoso trabalho de Kafka, ''Metamorfose''. No entanto, a vontade de expressar o texto do escritor checo através de sua visão já havia se manifestados alguns anos antes.


A edição da Conrad compila exatamente o período de ''gestação'' da adaptação de ''Metamorfose''. As nove histórias reunidas em ''Desista!'' foram produzidas por Kuper em 1995. E, num mercado que vem valorizando versões em quadrinhos de clássicos literários brasileiros, a obra de Kuper chama atenção devido a uma grande particularidade: ao passo que os textos do checo tornaram-se ''kafkanianas'', suas ilustrações e narrativa podem ser chamadas de ''kuperianas''.


O estilo singular de Kuper mescla de maneira assustadora com a obra de Kafka. Os traços expressionistas, a cadência e o clima realista/pessimista conseguem transmistir bem o ambiente opressor do material original, uma amostra do melhor de duas linguagens -quadrinhos e literatura- combinadas.


Depois de muitos trabalhos autorais, de participar de grupo de defesa a cartunistas e de várias viagens pela América Latina, Europa, Africa e Asia; Kuper, que já viveu em Israel, mantém atualmente sua ''base de operações'' em Oaxaca, no México, onde documenta greve de professores, crise na educação. E é de lá que os leitores podem aguardar em breve novo material de um dos mais inquietos artistas dos quadrinhos em todos os tempos.


REVELAÇÕES


Misture aí teorias de conspiração, segredos da igreja católica, um investigador cético e uma organização disposta a executar quem estiver perto da verdade. Pensou em ''O Nome da Rosa'' ou ''O Código da Vinci''? Bem, este também é o mote de ''Revelações'', que chega ao Brasil pela Devir Livraria.


''Revelações'' repete a parceria da dupla Paul Jenkins (roteirista) e Humberto Ramos (desenhista), que já trabalhou em personagens de grandes editoras, como Homem-Aranha, Wolverine e Batman, entre outros. Ambos também criaram juntos ''Crimson'' e ''Out There''.


Na trama de ''Revelações'', Charlie Northern, detetive da Scotland Yard, precisa recuperar a fé perdida enquanto tenta revelar o mistério por trás da morte de um provável sucessor do Papa no Vaticano. E a vida do investigador vai correndo risco ao passo que a verdade vai sendo descoberta.


Jenkins usa um pouco da experiência em contar histórias cheias de detalhes de forma fluída e sintética e Ramos caprichou um pouco mais no lápis, finalizando com o grafite e deixando o volume com aspecto de pinturas depois da competente colorização de Leonardo Olea e Edgar Delgado. Algo um pouco mais complexo do que o desenhista fazia nas revistas de super-heróis.


A história, como sempre, funciona e intriga, no entanto os desenhos de Ramos, mesmo sendo plasticamente bonitos, são um tanto quanto cartunescos para criar o clima ideal de uma trama como essa. Ao final, felizmente, tem-se a sensação de que a publicação está mais próxima de ''O Nome da Rosa'' do que ''O Código da Vinci''.



SERVIÇO
- ''Desista!''
, de Franz Kafka e Peter Kuper, com tradução de Alexandre Boide, é publicado pela Conrad Editora, com capa colorida e miolo preto-e-branco, no formato 16 x 23 cm e 64 páginas a R$ 22.


- ''Revelações'', de Paul Jenkins e Humberto Ramos, da Devir Livraria, tem capa e miolo coloridos, no formato 16,5 x 24 cm, com 160 páginas a R$ 42.


O material citado acima pode ser encomendado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


ENCONTRO DE QUADRINHISTAS EM CURITIBA


Começou nesta semana e deve acontecer mensalmente o evento "Pow-Bin-Buf!", que reúne quadrinhistras e entusiastas da Nona Arte em Curitiba. O encontro promove discussões, venda de quadrinhos independentes, exibição de filmes, produção de história conjunta e fotonovelas.

Fique esperto na próxima edição por aqui e nos sites www.quadrinhopole.com, www.avenidahq.com e www.dinossaurodoamazonas.com.br. O encontro acontece no Bistrô Bar Carpe Diem, na na Praça Garibaldi, 39, no Lardo da Ordem (ao lado do Relógio das Flores), em Curitiba.


Continue lendo