Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Groo em estado de graça

01 dez 2005 às 11:00

Compartilhar notícia


Groo gosta de uma peleja, mas nem sempre sabe de que lado está lutando
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Curitiba - O guerreiro selvagem mais burro e poderoso do planeta está de volta. Não, não estamos falando de Conan, o Bárbaro, e sim de sua paródia. Groo, o Errante, retorna ao Brasil, desta vem em publicação de luxo, pela Opera Graphica. ''Impostos! Pague Até Para Morrer'' retoma o bom humor da impagável dupla Mark Evanier e Sérgio Aragonés e também o bom trabalho de Roberto Rios, tradutor das antigas edições.

Groo, criado nos anos 80, chegou no Brasil somente em 89, quando logo ganhou vários fãs e revista mensal, pela Editora Abril. A veia cômica de Mark Evanier (escritor dos desenhos de Garfield) e os desenhos hilários de Sérgio Aragonés (aquele da revista Mad) emplacaram também por aqui, com histórias que tiram um sarrinho do universo de Conan, o Bárbaro. Seu cachorro Rufferto, fã incondicional de seu dono, tornou-se também bastante conhecido e ganhou o carinho dos leitores tupiniquins.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde 92, Groo ganhou alguns especiais e republicações, no entanto, nenhum com o mesmo brilho da época da série mensal. Para alcançar o sucesso daquela época, a Opera Graphica decidiu homenagear o personagem com livro de capa dura e a mesma tradução bem-humorada de Roberto Rios, que deixa o Errante com o ''jeitinho'' brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


Em ''Impostos! Pague Até Para Morrer'' vem também com um interessante histórico ilustrado de Groo no Brasil, escrito pelo jornalista Heitor Pitombo, e um posfácio de Mark Evanier.

Publicidade


X-Men - Talvez o que seja a melhor saga dos X-Men volta a ser lançada pela Panini Comics, para a alegria dos novos leitores, que sequer ouviram falar dos Morlocks. ''Os Maiores Clássicos dos X-Men - Volume 3'' coleciona os volumes da saga ''Massacre de Mutantes'', lançada por aqui no começo dos anos 90.


''Massacre de Mutantes'' relata a perseguição do grupo Os Carrascos, liderado por Senhor Sinistro e composto por vários vilões, entre eles Dentes-de-Sabre, aos mutantes deformados que vivem nos túneis subterrâneos, os Morlocks (sim, o nome foi uma homenagem aos seres da aventura ''Máquina do Tempo'', de H.G. Wells). Para evitar o massacre, eis que surgem os Filhos do Átomo, os X-Men, liderados por Tempestade, já que na época os X-Men originais -Ciclope, Anjo, Fera, Jean Grey e Homem de Gelo- faziam parte da equipe X-Factor.

Publicidade


A saga teve de tudo um pouco: a melhor luta entre Wolverine e Dentes-de-Sabre, o sacrifício do Anjo, as baixas de Noturno, Colossus e Kitty Pride; a participação de Thor, o Deus do Trovão, entre outras coisas que ecoaram nos títulos mensais dos mutantes durante anos. Nessa época, o escritor Chris Claremont ainda sabia como conduzir uma trama dos X-Men envolvendo bastante a dinâmica de grupo e o ilustrador John Romita Jr. começava a sair da sombra do pai para desenvolver seu estilo próprio.


A edição sai também em momento oportuno, já que, de acordo com informações de bastidores, a nova aventura mutante no cinema, em ''X-Men 3'', vai concentrar bastante atenção nos Morlocks e no conflito entre os superseres que conseguem viver entre os humanos e outros que são obrigados a se esconder devido a deformações. Como nos atuais títulos mensais quase não há menção aos Morlocks, essa é a melhor introdução para os elementos do novo filme.

Publicidade


Serviço - ''Groo - Impostos! Pague Até Para Morrer'' tem o formato 17,5 cm x 26,5 cm, com 112 páginas e capa dura, ao preço de R$ 49, apenas em lojas especializadas. ''Os Maiores Clássicos dos X-Men - Volume 3'', tem formato 17,5 cm x 26,5 cm, com 260 páginas e custa R$ 29,90. A distribuição da Panini Comics é setorizada, portanto pode demorar um pouco para chegar às bancas.


As edições podem ser encontradas em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Música+Quadrinhos: AC/DC+Groo


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo