Curitiba - O guerreiro selvagem mais burro e poderoso do planeta está de volta. Não, não estamos falando de Conan, o Bárbaro, e sim de sua paródia. Groo, o Errante, retorna ao Brasil, desta vem em publicação de luxo, pela Opera Graphica. ''Impostos! Pague Até Para Morrer'' retoma o bom humor da impagável dupla Mark Evanier e Sérgio Aragonés e também o bom trabalho de Roberto Rios, tradutor das antigas edições.
Groo, criado nos anos 80, chegou no Brasil somente em 89, quando logo ganhou vários fãs e revista mensal, pela Editora Abril. A veia cômica de Mark Evanier (escritor dos desenhos de Garfield) e os desenhos hilários de Sérgio Aragonés (aquele da revista Mad) emplacaram também por aqui, com histórias que tiram um sarrinho do universo de Conan, o Bárbaro. Seu cachorro Rufferto, fã incondicional de seu dono, tornou-se também bastante conhecido e ganhou o carinho dos leitores tupiniquins.
Desde 92, Groo ganhou alguns especiais e republicações, no entanto, nenhum com o mesmo brilho da época da série mensal. Para alcançar o sucesso daquela época, a Opera Graphica decidiu homenagear o personagem com livro de capa dura e a mesma tradução bem-humorada de Roberto Rios, que deixa o Errante com o ''jeitinho'' brasileiro.
Em ''Impostos! Pague Até Para Morrer'' vem também com um interessante histórico ilustrado de Groo no Brasil, escrito pelo jornalista Heitor Pitombo, e um posfácio de Mark Evanier.
X-Men - Talvez o que seja a melhor saga dos X-Men volta a ser lançada pela Panini Comics, para a alegria dos novos leitores, que sequer ouviram falar dos Morlocks. ''Os Maiores Clássicos dos X-Men - Volume 3'' coleciona os volumes da saga ''Massacre de Mutantes'', lançada por aqui no começo dos anos 90.
''Massacre de Mutantes'' relata a perseguição do grupo Os Carrascos, liderado por Senhor Sinistro e composto por vários vilões, entre eles Dentes-de-Sabre, aos mutantes deformados que vivem nos túneis subterrâneos, os Morlocks (sim, o nome foi uma homenagem aos seres da aventura ''Máquina do Tempo'', de H.G. Wells). Para evitar o massacre, eis que surgem os Filhos do Átomo, os X-Men, liderados por Tempestade, já que na época os X-Men originais -Ciclope, Anjo, Fera, Jean Grey e Homem de Gelo- faziam parte da equipe X-Factor.
A saga teve de tudo um pouco: a melhor luta entre Wolverine e Dentes-de-Sabre, o sacrifício do Anjo, as baixas de Noturno, Colossus e Kitty Pride; a participação de Thor, o Deus do Trovão, entre outras coisas que ecoaram nos títulos mensais dos mutantes durante anos. Nessa época, o escritor Chris Claremont ainda sabia como conduzir uma trama dos X-Men envolvendo bastante a dinâmica de grupo e o ilustrador John Romita Jr. começava a sair da sombra do pai para desenvolver seu estilo próprio.
A edição sai também em momento oportuno, já que, de acordo com informações de bastidores, a nova aventura mutante no cinema, em ''X-Men 3'', vai concentrar bastante atenção nos Morlocks e no conflito entre os superseres que conseguem viver entre os humanos e outros que são obrigados a se esconder devido a deformações. Como nos atuais títulos mensais quase não há menção aos Morlocks, essa é a melhor introdução para os elementos do novo filme.
Serviço - ''Groo - Impostos! Pague Até Para Morrer'' tem o formato 17,5 cm x 26,5 cm, com 112 páginas e capa dura, ao preço de R$ 49, apenas em lojas especializadas. ''Os Maiores Clássicos dos X-Men - Volume 3'', tem formato 17,5 cm x 26,5 cm, com 260 páginas e custa R$ 29,90. A distribuição da Panini Comics é setorizada, portanto pode demorar um pouco para chegar às bancas.
As edições podem ser encontradas em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.
Música+Quadrinhos: AC/DC+Groo