Curitiba - Nada de sorrisos amarelos, vestidos cósmicos e transmissão ruim com dublagem horrível. O Oscar dos quadrinhos, o Eisner Awards, vai reunir os melhores autores e produções da última temporada, alguns já presentes nas bancas brasileiras, como Buda, de Osamu Tezuka, e outros por vir nos próximos meses, a exemplo da nova fase dos X-Men, por Joss Whedon e John Cassaday.
O mais festejado da noite deverá ser o roteirista Brian K. Vaughan, que recebeu sete indicações, especialmente por sua série de sucesso, ''Ex Machina''. O título narra a trajetória de um ex-herói, que pode se comunicar com máquinas, no comando da prefeitura de Nova York. Com ótimos diálogos, o escritor une bem o universo de superseres com os bastidores políticos. A série não tem representação nem previsão para sair no Brasil. Ainda.
Algumas histórias que já foram publicadas por aqui ou devem chegar logo também estão entre os indicados. Buda, trajetória do líder espiritual narrada pelo gênio japonês Osamu Tezuka; e Persepolis, que conta os efeitos da revolução islâmica no Irã a partir de 1980, de Marjane Satrapi, podem ser encontrados em livrarias ou lojas especializadas.
Apesar do mau momento da Marvel -recebeu indicação por apenas um título-, Astonishing X-Men, a nova fase dos mutantes mais queridos do mundo, escrita por Joss Whedon (o criador de Buffy e diretor do novo filme da Mulher-Maravilha) e desenhada por John Cassaday, vem fazendo sucesso entre os gringos e está para estrear no Brasil. Outra publicação que também deve sair este ano, possivelmente no segundo semestre, é a série Wanted, de Mark Millar e J. G. Jones, com o arco em seis partes sobre um rapaz tímido que acaba virando um assassino de primeira ao herdar do pai o posto de maior vilão da cidade.
Outro autor que vai se dar bem é o cartunista Kyle Baker. Não dá para entender porquê sua fase frente à revista ''Plastic Man'' (Homem-Borracha, da Liga da Justiça) ainda não chegou em solo tupiniquim. A série conta com desenhos excelentes e roteiro pra fazer qualquer um sair do sério. Para ter uma idéia da veia cômica de Baker, é só dar uma olhadinha no quadro e perceber que ele foi o único a receber indicações por três títulos na mesma categoria.
Uma categoria bastante interessante e que está disponível à todos com acesso à Internet é a de ''Melhor História em Quadrinhos Digital''. Esse tipo de material ainda aparece de forma tímida no Brasil mas começa a ser a cada dia mais popular lá fora. Valem a visita e a leitura ''Jonny Crossbones''(de Les McClaine) e ''Mom's Cancer'' (de Brian Fies). Para aproveitar mais a consulta, também está disponível na rede o trabalho de James Jean, um dos indicados a ''Melhor Capista'', devido às belas ilustrações em ''Fábulas'' e ''Arqueiro Verde''.
A cerimônia acontecerá no dia 18 de julho, na San Diego ComicCon, a maior convenção de quadrinhos dos Estados Unidos, e terá uma homenagem especial ao homem que deu origem ao prêmio, o mestre dos quadrinhos Will Eisner, que morreu no início do ano.
*A lista completa dos indicados está disponível no site oficial.
Música+Quadrinhos Beastie Boys+WE3
Grande parte do material indicado ao Eisner Awards pode ser encontrado, tanto nacional quanto importado, na Itiban Comic Shop, em Curitiba: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41)-232-5367.