Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba será ilustrada em quadrinhos

25 mar 2004 às 11:00

Compartilhar notícia

-
O veterano César Lobo, craque na arte do traço
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Imagine se você pudesse parar o tempo e recolher os momentos, os detalhes, aquelas coisinhas tão bacanas do cotidiano das grandes cidades que normalmente desaparecem no dia-a-dia agitado da vida moderna nos centros urbanos. Agora coloque todos esse material especial em um álbum, ilustrado por artistas renomados do quadrinho mundial. Essa é a idéia do projeto Cidades Ilustradas, que na próxima edição terá Curitiba como fonte de inspiração, como parte das comemorações dos 311 anos da capital paranaense.

O projeto nasceu através de parcerias da editora carioca Casa 21, após as bem-sucedidas três edições do Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte. Com incentivo do Ministério da Cultura, a idéia foi levada até a Esso Brasileira de Petróleo, que vai patrocinar a fase curitibana dos álbuns.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de Curitiba, Rio de Janeiro foi retratado pelos desenhos do francês Jano; Salvador ganhou os traços do brasileiro Marcello Quintanilha (que atualmente mora em Barcelona); e, por último, Belo Horizonte foi magistralmente ilustrada pelo espanhol Miguelanxo Prado, que ficou famoso por suas ilustrações no álbum Sandman: Noites Sem Fim, e outros álbuns europeus, além do desenho animado do filme Homens de Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O responsável por transformar Curitiba em arte sequencial é o carioca César Lobo, de idade misteriosa, já que ele não prefere revelar. O artista já fez ilustrações para as revistas Ele & Ela, Playboy, Status, assim como de terror, como Séctro, Sobrenatural e Pesadelo. Teve experiência com o mercado internacional através dos títulos europeus Brazil 2022 e Lady Lambada e chegou a desenhar para a revista do anti-herói britânico Judge Dredd.

Publicidade


Desde a semana passada na Capital, Lobo diz que está tirando fotos e observando as paisagens, centros históricos e até mesmo o comportamento das pessoas para conseguir captar o clima da cidade. ''O que vejo é que aqui é uma cidade de muitas culturas, uma concentração muito grande de elementos, com grande pluralidade cultural. Aqui tem muito do moderno junto com o antigo no sentido arquitetônico e é uma cidade que gosta muito de experimentar'', adiantou o ilustrador.


Os detalhes, que, aliás, são o ponto forte nas minuciosas ilustrações de Lobo, terão grande importância na hora de transformar o papel branco em uma Curitiba pulsante. ''Quando cheguei aqui achei muito estranho, era um sábado e não tinha muita gente na rua. Mas depois fui na feirinha (do Largo da Ordem), fiquei prestando atenção naquela fauna humana. Percebi também uns pequenos adesivos e grafitagens (figurinhas encontradas em diversas construções do centro da cidade). Isso é impressionantes porque mostra como pessoas anônimas interferem na cidade'', disse.

Publicidade


Lobo ainda não começou a desenhar e disse que não vai tratar de nenhum tema específico mas sabe descrever o que já tem para o início dos desenhos. ''Aqui tudo é bem bonitinho, tudo muito preciso, as calçadas são todas direitinhas tudo pintadinho. Isso é diferente pra mim, que venho do Rio de Janeiro. Vou colocar tudo isso num liquidificador e ver no que dá.''


Para um dos idealizadores do projeto, Eduardo Lopes, Diretor de Assuntos Externos da Esso, essa será uma forma inovadora de mostrar as cidades brasileiras. ''Preferimos escolher os quadrinhos porque é uma forma diferente de ver as coisas e os autores de lugares diferentes para mostrar um 'olhar de fora' dessas cidades'', explicou. E Lopes disse que a próxima edição já está engatilhada. ''Estamos pensando em fazer o próximo álbum sobre a Amazônia, um retrato menos urbano. Mas ainda estamos em contato com os artistas que podem participar e não dá pra falar quem vai fazer.''


Cidades Ilustradas, número quatro, deve estar pronto em novembro. Os outros álbuns têm distribuição em São Paulo e Rio mas ainda não no Paraná, e podem ser comprados pela Internet, no endereço http://www.quadrinho.com/cidadesilustradas. Estão disponíveis o livro sobre o Rio de Janeiro, de Jano, no formato 270cm x 200cm, em sua segunda edição, com 72 páginas, ao preço de R$ 65. O álbum sobre Belo Horizonte tem o mesmo formato e o mesmo preço, só que é composto por 88 páginas.

Música+Quadrinhos: Yo La Tengo+Cidades Ilustradas


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo