Quadrinhos

Conrad inicia nova fase

31 dez 1969 às 21:33

Editora, comprada pelo grupo IBEP/Nacional, coloca novas edições nas prateleiras e faz a festa dos leitores de mangá


Curitiba - No ano passado, muitos fãs de mangás ficaram um pouco desanimados com os constantes atrasos e a possibilidade de cancelamento de suas séries prediletas, já que a Conrad Editora vinha apresentando sinais de desgaste financeiro. Hoje, depois da injeção de verba vinda com a compra pelo Grupo IBEP/Nacional, os leitores podem comemorar. Afinal de contas, o quinto volume de ''Nausicaä - Do Vale do Vento'' e o quarto de ''Bambi'' estão nas prateleiras, iniciando uma nova fase na editora.


A continuidade mais celebrada por aqui pelos fãs dos quadrinhos orientais (e pelos fãs de quadrinhos em geral) é a de ''Nausicaä - Do Vale do Vento''. Vendida como ''do autor de 'A Viagem de Chihiro', que demorou 13 anos para concluí-la'', a aventura pós-apocalíptica não precisa desse credenciamento para ser notada como uma genial obra de criatividade.


Assim como em sua produção animada visceral ''Princesa Mononoke'', a preocupação ecológica de Hayao Miyazaki mais uma vez vêm à tona por meio do irônico mundo em que vive a também princesa Nausicaä. A moça reside no Vale do Vento, um dos únicos oásis humanos após a devastação do planeta por uma guerra causada pela poluição. A ironia vem do fato do mundo ter se tornado basicamente uma grande floresta podre, notável por produzir gases mortíferos aos terrestres incapazes de viver nessa vegetação.


Lançada originalmente em sete volumes, a obra é publicada por aqui exatamente como foi concebida por Miyazaki. Para o leitor, o deleite é encontrar entre a reflexão sobre a natureza destrutiva do homem e a deliciosa narrativa intuitiva elementos que só poderiam sair da mente desse autor. É muito difícil saber de onde vêm ideias tão originais, assim como os seres que cria.


BAMBI


A outra obra que ganha sobrevida no Brasil é ''Bambi'', agora com seu quarto volume. Não, não se trata daquele simpático cervo que muitas vezes é sinônimo de chacota. Aqui, ''Bambi'' é uma garota moderninha e bastante brava, adora espalhar chumbo para tudo quanto é lado.


Bambi e seu cabelo cor-de-rosa raptam um garoto, filho de um influente homem, que logo coloca a cabeça da garota a prêmio ao oferecer recompensa de 500 milhões de yenes para ter seu gorducho de volta. A grana chama a atenção de muita gente, que passa então a caçar a dupla. A comparação da trama e do ritmo frenético a filmes como ''Laranja Mecânica'' e ''Kill Bill'' e a quadrinhos como ''Hard Boiled'' é aqui relevante: a ultraviolência de Atsushi Kaneko remetem mesmo aos gibis underground estadunidenses. Humor negro e sacadas rápidas fazem das páginas de ''Bambi'' pura cultura pop.


A Síndrome de Estocolmo, aquela em que o sequestrado se apaixona pelo sequestrador, também dá um tom charmoso para os personagens. A relação entre Bambi e o gorducho sob sua custódia garantem certo carisma e brilham em meio a tanto sangue. Além de ''Bambi'' e ''Nausicaä'', a Conrad também continua ''Ooru'', ''Dragon Ball'', ''O Sétimo Suspiro do Samurai'' e lança ''Verão Índio''. Outras novidades devem ser anunciadas em breve.


SERVIÇO


- Nausicaä - Do Vale do Vento: Volume 5 tem 144 páginas, com capa colorida e interior preto-e-branco, no formato 18,2 x 25,7 cm e custa R$ 29,90


- Bambi: Volume 4 tem 208 páginas, com capa e três cores e interior preto-e-branco, no formato 14 x 21 cm e custa R$ 22

O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845). O telefone de lá é (41) 3232-5367.


Continue lendo