Quadrinhos

Começa a invasão dos quadrinhos coreanos no Brasil

02 fev 2006 às 11:00

Curitiba - Preparem-se. Após a invasão dos mangás, os quadrinhos japoneses, vem aí uma nova febre do Oriente. São os manhwas, as revistas coreanas que já estão presente por aqui nas páginas de ''Chonchu'' e ''Ragnarok'', pela Conrad Editora, e agora terão novos representantes, pela mais nova editora do pedaço, a Lumus. Os primeiros títulos mensais são ''Planet Blood'' e ''Priest'', que deve virar filme hollywoodiano a partir deste ano.

Faz tempo que os coreanos também gostam e produzem bastante quadrinhos. Desde o início do século, diversos autores se revezaram na tentativa de criar um estilo próprio nacional mas, a exemplo do Brasil, até hoje os trabalhos carregam forte influência de outros países. Especialmente dos Estados Unidos e do Japão. De um lado, a vontade de negar a rivalidade nipônica com material norte-americano, de outro a inegável paixão por mestres da Terra do Sol Nascente, como Osamu Tezuka.


Admirador dos manhwas, o economista Renato Torelli, de 29 anos, decidiu então montar a própria editora e ampliar a gama de quadrinhos coreanos no Brasil. A empresa nasceu no ano passado mas, devido a aspectos burocráticos, começa a lançar material a partir deste ano. ''Os manhwas ainda não chegaram ao Brasil como chegaram em outros países, como na Alemanha, França e Estados Unidos. É uma invasão que está acontecendo'', comentou.


Torelli teve certa dificuldade para negociar os títulos, no entanto conseguiu trazer duas histórias de qualidade, ainda que desconhecidas. ''A grande dificuldade que a gente tinha é que éramos desconhecidos. Mas tenho muitos amigos na Coréia, vou pra lá de vez em quando e, com essas publicações, as portas estão abertas para outros títulos'', explicou o editor.


As duas primeiras revistas da editora saem mensalmente em todo o Brasil, em bancas. ''Planet Blood'' narra a trajetória do soldado Sinan em uma história de fantasia e ficção científica, ambientado em mundo apocalíptico, após a devastação da Terra na 5ª Guerra Mundial. Já ''Priest'', que tem adaptação engatilhada para o cinema, conta como Ivan Isaacs vendeu a alma ao demônio Belial para vingar sua própria morte e de sua amada, assassinados pelo anjo caído Temozarela. Mais informações estão no site: www.lumuseditora.com.br.


Novos Vingadores -A Feiticeira Escarlate, filhinha do papai Magneto, endoidou, mandou alguns Vingadores sete palmos abaixo do chão e deu os motivos que o escritor Brian Michael Bendis queria para montar seu ''dream team'' de heróis na Marvel. Assim nasceu a nova equipe comandada pelo Capitão América e com a presença de Wolverine, Homem-Aranha, Luke Cage, Homem de Ferro, entre outros.


A primeira trama começa com a reunião desse supertime multicolorido e em seguida volta a explorar a vida de um herói esquecido pelo mundo, o Sentinela. De quebra, Bendis traz de volta a Mulher-Aranha para garantir beleza e sensualidade ao grupo. A revista da Panini Comics traz um dos baralhos colecionáveis que a editora vem distribuindo gratuitamente a partir deste mês.


Dia Nacional dos Quadrinhos no Aeroporto - O Dia Nacional dos Quadrinhos, comemorado no último dia 30, não passou batido na capital paranaense. A Gibiteca organizou exposição no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.


A exposição traz 52 trabalhos dos cartunistas paranaenses Antonio Eder, Irapuan, Fulvio Pacheco, Adilson Orikassa, Alan Ledo, Benett e José Aguiar. A mostra fica à disposição do público até o dia 11 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3381-1515.


Mutarelli em Curitiba - Para reforçar o aviso: aproveite o sabadão ocioso de calor atípico em solo pinhonal para ver de perto um dos maiores quadrinhistas brasileiros. Lourenço Mutarelli vai estar na Gibiteca de Curitiba, a partir das 16 horas, batendo um papo com os leitores e distribuindo autógrafos no lançamento de seu mais novo álbum, ''A Caixa de Areia''. O evento tem apoio da Candyland, Itiban, Gibiteca de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.


Serviço: ''Planet Blood'' e ''Priest'' têm 192 páginas cada uma, ao preço de R$ 10. ''Novos Vingadores'' vem com o Baralho Marvel, 100 páginas, a R$ 6,90.


A revistas citadas acima podem ser encontradas em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Música+Quadrinhos: Queens of the Stone Age+Planet Blood


Continue lendo