Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Amor e Foguetes

14 mar 2002 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Love and Rockets (L&R) marcou época. A série cult produzida pelos irmãos Jaime e Gilbert Hernandez no início da década de 80 influenciou uma geração de produções alternativas em todo o mundo. E a melhor notícia: ambos voltaram a produzir nos Estados Unidos álbuns inéditos de L&R e outras histórias. No Brasil, a novidade é o lançamento de um álbum, previsto para maio.

Em 1982, Jaime e Gilbert Hernandez, dois de seis filhos de latinos nascidos na Califórnia, deram início ao que seria o protesto punk dos anos 80 nos quadrinhos. Juntamente com o trabalho de Robert Crumb e, a partir de L&R, as idéias de "faça você mesmo" e de "quadrinhos de autor" ganharam significado marcante em uma época em que os quadrinhos norte-americanos se difundiam com extrema velocidade, liderados pelos sempre cultuados super-heróis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fórmula de sucesso de L&R se deve aos traços simples, estilizados, combinados com situações cotidianas e conflitos de jovens pós-adolescentes. Todo moleque da época (e até os de hoje), depois de lerem as revistas, queriam (e querem) produzir suas próprias HQs.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


A trama inicial, denominada Mechanics, tem como personagem central Maggie, uma mecânica que vive de amores pelo também mecânico Randy Race. Enquanto isso, a rebelde Hopey tenta tocar sua banda punk com a enigmática Izzy, ao passo que também tenta conquistar de vez o coração de Maggie. Em meio a essa bagunça ainda temos a patricinha Penny e os garotos da vizinhança.

Publicidade


As produções iniciais traziam toques de ficção científica e filmes B (cultuados por Jaime) e, com o tempo, as histórias passaram a mergulhar na evolução dos personagens e seus sentimentos. A partir daí, o arco começou a ser chamado de Locas. Os leitores passaram a acompanhar, avidamente, cada passo na vida dos inúmeros personagens, como se fosse uma novela. Maggie, por exemplo, engorda a cada edição, vive tentando arrumar um emprego decente, casa, divorcia-se.


Jaime sempre preferiu fazer Locas - com traços mais limpos em tons de claro e escuro - e perseguir os dramas pessoais, ao passo que Gilbert usou Crônicas de Palomar - com arte-final mais rebuscada e tons de cinza através de hachuras - para montar o panorama social em que vivem os personagens. Gilbert mostra as dificuldades de adaptação dos jovens latinos nos Estados Unidos e os problemas decorrentes da miséria em bairro pobres.

Publicidade


Nos Estados Unidos a série durou 50 números, publicados pela editora Fantagraphics até 1996. No Brasil, a editora Record chegou a publicar alguns álbuns e, recentemente, o livro Comic Book - o novo quadrinho independente norte-americano também trouxe o trabalho dos irmãos Hernandez.


Atualmente, os irmãos Hernandez retomaram as produções e Gilbert já publicou nos Estados Unidos Grip: The Strange World of Men, para a Vertigo (DC Comics), numa história cheia de personagens bizarros e tramas à la David Lynch. Jaime se dedica para dar nova vida ao universo de L&R. Aqui no Brasil, a editora Via Lettera lança em maio Love & Rockets - Sopa de Gran Pena, de Gilbert, que coleciona uma das histórias de Palomar.

Publicidade


É isso aí. Vida longa a Love and Rockets.


Lista dos livros que colecionam todas as histórias de L&R e que saíram nos EUA
Music for Mechanics
Chelo's Burden
Las Mujeres Perdidas
Tears from Heaven
House of Raging Women
Duck Feet
The Death of Speedy
Blood of Palomar
Flies on the Ceiling
Love and Rockets X
Wigwam Bam
Poison River
Chester Square
Luba Conquers the World
Hernandez Satyricon

Música+Quadrinhos: The Getup Kids+Love and Rockets


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo