Além de consolidar sua posição de maior operadora celular do Hemisfério Sul, o marco histórico de 20 milhões de clientes torna a VIVO uma das empresas com maior base de clientes do Brasil, superando companhias de setores tradicionais da economia. Este marco equivale a 57% de market share em sua área de concessão e cerca de 46% de todos os celulares em funcionamento no mercado nacional. Mais que uma expressiva referência numérica, o marco de 20 milhões de clientes representa a confirmação da liderança de mercado da VIVO, a joint-venture dos grupos Portugal Telecom e Telefónica Móviles, que nove meses após o seu lançamento tornou-se a maior operadora de telefonia celular
do Hemisfério Sul. Ao atingir a marca histórica, a VIVO aproxima-se do grupo das 10 maiores operadoras de telefonia celular do mundo, em número de clientes, ao lado das gigantes da Europa, China, Japão e Estados Unidos. A VIVO está presente em 19 Estados e mais o Distrito Federal, cobrindo 86% do território nacional, uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados e atingindo uma população que representa 83% do PIB brasileiro.
A VIVO opera nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe,Tocantins, além do Distrito Federal.
A empresa é responsável pela geração de mais de 50 mil empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. Para atender a maior comunidade de clientes do País, a VIVO possui cerca de 7,4 mil pontos de venda e registra mais de 18 milhões de chamadas/mês nos seus call centers de relacionamento com clientes.
"A conquista de 20 milhões de clientes consagra a força da nossa marca, a preferência do mercado pela nossa dinâmica inovadora de produtos e serviços, bem como todo o esforço de integração de pessoas e processos, iniciado antes mesmo do lançamento da marca", afirma Francisco Padinha, Presidente da VIVO. "Em menos de um ano, aumentamos significativamente a base de clientes,apesar do crescente aumento da concorrência, investindo em ofertas comerciais e especialmente no lançamento de serviços e produtos inovadores, baseados na tecnologia CDMA", diz Padinha.
Lançamento da VIVO
No dia 10 de dezembro de 2002, as várias empresas que integram agora a VIVO foram autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) a migrarem para o Sistema Móvel Pessoal (SMP). Na mesma data, foi formalizada a autorização do órgão regulador brasileiro para a constituição da VIVO.
No dia 16 de janeiro de 2003, a empresa anunciou a compra da Tele Centro Oeste (TCO), elevando sua cobertura direta para 19 Estados, além do Distrito Federal. Com esta aquisição, a companhia reforçou sua liderança e competitividade no mercado brasileiro.
A marca VIVO estreiou no dia 13 de abril de 2003 e reúne valores como transparência, comunidade, proximidade e inovação. Com inusitada e forte campanha de lançamento veiculada em revistas, jornais e cobertura de TV ao vivo de eventos simultâneos em todo o País, em apenas 60 dias, a VIVO tornou-se Top of Mind, no setor de telefonia celular.Este ano, a operadora já foi agraciada com 32 prêmios de diversas áreas, como Melhores & Maiores, Info 2003, Benchmarking Ambiental Brasileiro, Top de RH e Marketing Best, entre outros.
Opção pelo CDMA
A VIVO utiliza a tecnologia CDMA, que é a base da terceira geração de telefonia celular em todo o mundo, incluindo a Europa.
"Há muito que o CDMA se afirmou como a tecnologia wireless de banda larga", afirma Francisco Padinha. "As tecnologias anteriores, FDM/Analógico e TDMA/GSM, são de segunda geração, vocacionadas para a banda estreita, voz e pequena velocidade de dados", assinala o Presidente da VIVO. "Foi por isso que universalmente - Europa incluída - o CDMA foi eleito por unanimidade a tecnologia da 3ª Geração, apenas com pequenas mudanças de normas entre a Europa (WCDMA) e os Estados Unidos e Ásia (CDMA-2000)", acrescenta. A VIVO oferece há muito o sistema CDMA 1xRTT, que permite a transmissão de dados com velocidade superior a 144 kbps por segundo por meio de celulares e PDAs ou notebooks conectados a celulares 2,5 G ou cartão PCMCIA. O sistema1xRTT já está operando em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Niterói (RJ), entre outras cidades.
Serviços Inovadores
Baseada na tecnologia CDMA, a estratégia de sustentação da marca VIVO está fundamentada no lançamento de serviços interativos multimídia, como os downloads de aplicativos para o celular (jogos, vídeos, ring tonespolifônicos, wall papers, etc), a evolução dos Torpedos SMS de texto para os Torpedos Multimídia MMS (envio de fotografia e vídeo, com som e texto acoplado para outros celulares, e web/e-mail) e serviços de
segurança/localização de pessoas e bens por meio de informações precisas deGPS no próprio celular. A tendência na telefonia celular é ocorrer nos próximos anos uma certa maturação nos serviços de voz, acompanhando o mesmo movimento que vem acontecendo na Europa. A empresa já oferece uma moderna rede de comunicação multimídia, aumentando a receita deste segmento, que, este ano, vai duplicar face à receita de 2002. Esse sistema avançado de comunicação multimídia permite a transmissão de dados, vídeo, sons, texto, entretenimento e acesso a Internet. Dentro deste contexto, outro exemplo de sucesso da empresa foi o lançamento do VIVO ao VIVO, uma super plataforma multimídia desenvolvida pela empresa no Brasil. O VIVO ao VIVO permite a interface de usuário que pode acessar as plataformas de serviços da VIVO como numa tela de computador.
VIVO Empresas
A VIVO acredita no grande potencial do mercado corporativo e já possui a maior base de operação no segmento empresarial do Brasil. Este ano, a empresa lançou a VIVO Empresas, que é a unidade de negócios corporativos, e já conta com cerca de 218 mil clientes, com mais de 1 milhão de linhas empresariais. A VIVO Empresas é líder com 62% do mercado corporativo, nas praças onde a empresa atua, segundo pesquisa realizada pelo instituto Sizing 2003.
Campanha
O marco de 20 milhões de clientes VIVO antecipa ascomemorações do primeiro ano de atividade da operadora, que em dezembro lança campanha institucional e slogan: "VIVO. É você em primeiro lugar".
A campanha esta sendo veiculada veiculada desde o dia 10 de dezembro em TVs, jornais, outdoors e rádios, utilizando remakes do filme de lançamento e trilha sonora. As ações promocionais incluem distribuição de brindes a clientes em novas aquisições, além da inauguração das novas instalações da VIVO, em São Paulo, com a presença de acionistas e autoridades.